Gaudium news > Audição Musical da Schola Cantorum em Florianópolis

Audição Musical da Schola Cantorum em Florianópolis

Florianópolis – Santa Catarina (Terça-Feira, 25/11/2014, Gaudium Press) No último sábado, dia 22 de novembro, ocorreu a Audição Musical 2014 da Schola Cantorum Nossa Senhora da Glória, pertencente à Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. O espetáculo, que contou com a direção geral do Padre Tarcísio Pedro Vieira e direção musical e regência da professora Najla Elisângela dos Santos, foi realizado no Teatro do Centro Educacional Menino Jesus (CEMJ).

Durante a apresentação foram executadas 14 músicas sacras interpretadas pelos componentes dos primeiros e segundos anos do Curso de Extensão em Música e Canto Litúrgico. Na ocasião, aconteceu também uma homenagem à Fraternidade dos Pobres de Jesus Cristo (Fraternidade O Caminho), que está presente na Arquidiocese catarinense há mais de um ano.

Cerca de 350 pessoas, entre religiosos, autoridades, leigos e parentes dos componentes da Schola, tiveram a oportunidade de ouvir cantos litúrgicos e outros do tesouro da música sacra. Com relação à homenagem à Fraternidade O Caminho, foram apresentadas quatro músicas do último CD Armadura de Deus, com os arranjos vocais do professor Eusébio Nicolau Kohler e os instrumentais do músico Lauro Bragaglia.

Schola Cantorum Nossa Senhora da Glória

De acordo com a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Florianópolis, a Schola Cantorum Nossa Senhora da Glória é um Curso de Extensão em Música e Canto Litúrgico oferecido pela Paróquia Nossa Senhora da Glória, do Balneário – Florianópolis em parceria com a Faculdade Católica de Santa Catarina – FACASC.

A Schola Cantorum visa propiciar aos fiéis cristãos formação litúrgico-musical (teórica e prática), voltada à preparação dos agentes de pastoral litúrgica para que possam, além de atuar como um coro litúrgico, desempenhar em suas comunidades de fé o ministério litúrgico-musical, segundo os princípios e normas teológicos, litúrgicos, pastorais, musicais e estéticos.

O público-alvo da escola são cantores, coralistas, instrumentistas, animadores de canto, salmistas, regentes, compositores, letristas, e demais fiéis interessados nesta área de conhecimento. Hoje, a formação conta com 11 inscritos no 2º ano e 30 no 1º ano. É importante destacar que não se trata de um coral e, portanto, os encontros não são exclusivamente para o ensaio de repertório, mas fundamentos no plano de ensino.

As aulas são realizadas de março a novembro, às quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, perfazendo um total, por ano, de 120 horas/aula. São disciplinas do Nível I: Liturgia, Música e Canto Litúrgico, Teoria Musical, Salmos e Cânticos Bíblicos e o Ministério do Salmista, Prática Musical e Técnica Vocal. História da Música, Percepção Musical e Dolfejo, e Canto Gregoriano são disciplinas do Nível II. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas