Igreja Matriz de Bento Gonçalves realiza Festa de Cristo Rei
Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 11/11/2014, Gaudium Press) A Igreja Matriz Cristo Rei, da cidade de Bento Gonçalves, pertencente à Diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, realizará no dia 23 de novembro a Festa do Cristo Rei, com o tema “Cristo Rei: em ti, a liberdade é história de fé”. Essa temática foi elaborada a partir do lema da Campanha da Fraternidade, dos 60 anos da benção da Igreja Matriz e dos 80 anos da Diocese gaúcha.
Em preparação para a festa, nos dias 15, 16 e 21 de novembro ocorrerá um tríduo na Igreja Matriz Cristo Rei, de Bento Gonçalves. No primeiro dia do tríduo, às 18h, será realizada a Missa da Luz, com benção das famílias. No segundo encontro, também às 18h, ocorrerá a Missa pela Paz. E no último dia do tríduo, a Celebração Eucarística, com benção da saúde, acontecerá a partir das 16h.
Já no dia da festa, 23 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei, haverá uma Missa Solene, às 9h30, com homenagem aos paroquianos falecidos. Às 11h, será realizada uma procissão motorizada até o ginásio do Bairro Imigrante, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Ao meio-dia, acontecerá o almoço festivo. A Missa de encerramento da festa ocorrerá às 18h. Logo depois, às 19h, haverá uma apresentação da Orquestra Jovem de Estrela – Lajeado (SESI).
A Igreja Matriz Cristo Rei fica localizada na Rua Silva Paes, no Centro de Bento Gonçalves. [telefone (54) 3454-5109].
Festa de Cristo Rei
A festa de Cristo Rei foi criada pelo papa Pio XI em 1925. Instituiu que fosse celebrada no último domingo de outubro. Agora, na reforma litúrgica passou ao último domingo do ano litúrgico como ponto de chegada de todo o mistério celebrado, para dar a entender que Ele é o fim para o qual se dirigem todas as coisas. A Festa de Cristo Rei é uma das festas mais importantes no calendário litúrgico, nela celebramos aquele Cristo que é o Rei do Universo.
O ano litúrgico termina com esta que salienta a importância de Cristo como centro da história universal. É o alfa e o ômega, o princípio e o fim. Cristo reina nas pessoas com a mensagem de amor, justiça e serviço. O Reino de Cristo é eterno e universal, quer dizer, para sempre e para todos os homens.
Esta festa tem um sentido escatológico na qual nós celebramos Cristo como Rei de todo o universo. O Reino de Cristo já começou a partir de sua vinda na terra há quase dois mil anos, porém Cristo não reinará definitivamente em todos os homens até que volte ao mundo com toda a sua glória no final dos tempos. (FB)
Deixe seu comentário