Gaudium news > O carisma é uma graça, um dom doado por Deus, recorda o Pontífice

O carisma é uma graça, um dom doado por Deus, recorda o Pontífice

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 01-10-2014, Gaudium Press) O Santo Padre deu prosseguimento a sua catequese nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, durante a Audiência Geral, que contou com a presença de 40 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro.

papa-francisco.jpg

Na ocasião, o Santo Padre comentou com os presentes sobre os dons que o Espírito Santo nos oferece. Segundo ele, na linguagem comum, quando se fala de “carisma”, compreende-se um talento ou uma habilidade natural. Contudo, na perspectiva cristã, assume outra condição, indo além de uma qualidade pessoal.

O carisma, prosseguiu, é uma graça, um dom doado por Deus Pai, por meio da ação do Espirito Santo, para ser colocado a serviço de todos, pois é dentro da comunidade que alguém pode reconhece-los.

“Há qualquer carisma que o Senhor fez nascer em mim e que os meus irmãos, na comunidade cristã, reconheceram e encorajaram? E como me comporto em relação a este dom: com generosidade ou como motivo de orgulho?”, indagou o Papa.

O Pontífice lembrou que a mais bela experiência que nós cristãos podemos ter é de descobrir a diversidade e a multiplicidade dos carismas na Igreja, que são um dom do Pai à comunidade, para que ela cresça em harmonia como o corpo de Cristo.

“Ai de nós se fizermos de tais dons motivo de inveja ou de divisão!”, disse.

Assim como relembra o Apóstolo São Paulo, na Primeira Carta aos Coríntios, todos os carismas são importantes aos olhos de Deus, sendo que ninguém é insubstituível.

No final da Audiência, o Papa ainda recordou os fiéis que hoje, a Igreja celebra a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, que descobriu, em suas orações, o seu carisma, que é o amor, pronunciando a frase: “no coração da Igreja, serei amor”.

“Peçamos então a Santa Teresinha esta capacidade de amar a Igreja e aceitar todos os carismas, com o amor de seus filhos”, concluiu. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas