Cidades da América Latina celebram o dia da Virgem do Carmo, patrona de transportadores e militares
Bogotá (Sexta, 16-07-2009, Gaudium Press) A Catedral Primada de Bogotá (foto) recebeu nesta quinta-feira uma grande quantidade de fiéis para a comemoração do dia da Virgem do Carmo, patrona dos transportadores e das Forças Armadas na Colômbia e em outros países da América Latina. A celebração foi presidida pelo monsenhor Ojalvo Prieto, pároco da zona da Imaculada Conceição.
Em sua homilía, na presença de fiéis, religiosos e militares, monsenhor Prieto pediu que, neste dia, todos se esforçem para conseguir um profundo encontro com Jesus.
“Tenhamos um encontro com Jesus e que seja total (absoluto) em nosso interior, para que, assim, possamos encontrar uma motivação em nossa vida cristã”.
O prelado destacou a devoção ‘tão arraigada no povo colombiano’ e o papel da Santa, invocada ‘tão permanentemente em horas difíceis’, mas também em momentos de alegria.
“Pedimos-lhe a cada instante que seja nossa mãe, para que nos leve pela mão e nos permita encontrar a paz de que esta pátria necessita e almeja”, continuou.
Ao final do ato litúrgico, monsenhor Prieto promoveu a bênção e a imposição de escapulários. A missa começou oficialmente às 10h da manhã, mas motoristas de caminhão e de táxi já se aglomeravam no local antes do amanecer.
Depois, o bispo de Fontibón, monsenhor Enrique Sarmiento Angulo, também presidiu uma missa que contou com a presença do ministro dos Transportes, Andrés Uriel Gallego.
Chile
Já em Iquique (Chile), o bispo da cidade, monsenhor Marco Antonio Órdenes, começou a celebração um dia antes, na quarta-feira, com a Missa da Espiritualidade das Forças Armadas.
Em sua homilia, o religioso ressaltou a relação histórica entre Deus e os homens de armas, dizendo que os militares buscam constantemente o bem, mas precisam de Deus, ‘o máximo bem’, para consegui-lo.
“As Forças Armadas, de Ordem e Segurança celebram este dia de espiritualidade. Deus, a paz da família, a institucionalidade, o respeito por nossa instituição, não podem ser mantidos somente por ordens e pela ordem. Requer mais que a arma do nobre cavaleiro da Idade Média”, prosseguiu.
Representantes das Forças Armadas depositaram velas acesas aos pés da imagem da Virgem do Carmo ao final da celebração.
Deixe seu comentário