Gaudium news > Diocese de Ponta Grossa abre Ano Jubilar de paróquia

Diocese de Ponta Grossa abre Ano Jubilar de paróquia

Ponta Grossa – Paraná (Segunda-Feira, 25/08/2014, Gaudium Press) A Paróquia São Judas Tadeu, pertencente à Diocese de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, com uma Celebração Eucarística abriu o ano do seu Jubileu de Ouro. A cerimônia, presidida pelo Bispo diocesano Dom Sérgio Arthur Brachi, contou com a presença dos fiéis das comunidades locais, das pastorais e movimentos, bem como dos devotos de São Judas Tadeu.

Na ocasião, o Prelado aproveitou para executar o rito da consagração do novo altar, a benção do ambão da palavra e a benção da nova Capela do Santíssimo Sacramento. Além disso, antes de encerrar a Santa Missa, foi feita a entronização do Santíssimo no novo sacrário. Tudo foi preparado para abrir o Ano Jubilar e começar os festejos pelos 50 anos de história e de fé da paróquia.

A Paróquia São Judas Tadeu fica localizada na Rua Ricardo Wagner, número 865, no Bairro Olarias, em Ponta Grossa. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (42) 3229-9991 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Paróquia São Judas Tadeu

Em 1954, foi rezada a primeira Missa Campal no pátio da casa de Pedro Alfredo Ribas, celebrada pelo Padre Paulo Xavier Machado. Em seguida foi construída a capela atual. Tomou conta da Capela o Padre Teófilo Fierabend, professor no Seminário Diocesano. Outros vários sacerdotes entre os quais Padre Pedro Guerra, Padre Fredolino Beuren e Padre Joaquim Basso sucederam-lhe no cargo.

No dia 15 de agosto de 1965, na Festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, ocorreu a cerimônia da ereção da Nova Paróquia de São Judas Tadeu e posse do seu primeiro pároco na pessoa do Padre Luiz Terzoni – (Padres Xaverianos). Antes da ereção da Paróquia São Judas Tadeu havia a Capela de São Judas Tadeu ligada à Paróquia Santa Teresinha e atendida pelo padre diocesano Fredolino Beuren.

Foi realizada missa campal com a presidência do Bispo Dom Geraldo M. Pellanda. Nesta ocasião, além de numerosos devotos estavam presentes o Prefeito Municipal Mario Braga Ramos, além do Pároco Padre Luiz Terzoni e o Coadjutor Paroquial Padre João Batista Castignola. O Padre Joaquim Basso foi secretário da ata da ereção “ad hoc”.

São Judas Tadeu

São Judas Tadeu era natural de Caná da Galiléia, na Palestina. O pai, Alfeu, era irmão de São José; a mãe, Maria Cléofas, prima irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas Tadeu era primo irmão de Jesus. Ele foi escolhido por Jesus como apóstolo (Mt 10,4).

Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Passou para a Samaria e Iduméria e outras populações judaicas. Pelo ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, o de Jerusalém. Em seguida, foi evangelizar a Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia.

A pregação e o testemunho de Judas Tadeu impressionaram os pagãos que se convertiam. Isto provocou a inveja e fúria contra o apóstolo, que foi morto a golpes de cacetes, lanças e machados. Ele então se tornou mártir, isto é: mostrou que sua adesão a Jesus era tal, que testemunhou a fé com a doação da própria vida.

A imagem de São Judas tem o livro, que é a Palavra que ele pregou e a machadinha, com a qual foi morto. Os restos mortais se encontram na Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália. (FB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas