Arcebispo de Minas Gerais preside missa de corpo presente do falecido dom Paulo Lopes de Faria
Belo Horizonte (Sexta, 17-07-2009, Gaudium Press) O arcebispo emérito de Diamantina, dom Paulo Lopes de Faria, faleceu na tarde desta desta quinta-feira no hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte (MG). O prelado, morto aos 78 anos, estava internado desde o dia 29 de junho e, na semana passada, passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno, mas não resistiu à recuperação.
O corpo foi velado ainda na noite de quinta, às 22h, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade (RENSA). Na manhã desta sexta-feira, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a missa de corpo presente. O corpo será sepultado em Diamantina.
Biografia
Nascido em Igaratinga (MG) em 24 de fevereiro de 1931, dom Walmor foi ordenado sacerdote no dia 8 de dezembro de 1957, na catedral da Boa Viagem, em Belo Horizonte. No dia 7 de novembro de 1980 foi eleito bispo e nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Niterói (RJ).
Permaneceu em Niterói até dezembro de 1983, quando foi nomeado pelo Papa João Paulo II bispo diocesano de Itabuna (BA), onde ficou por 12 anos. O mesmo Papa o nomeou arcebispo coadjutor de Diamantina, em agosto de 1995. Nesse cargo, dom Paulo coordenou a reforma física da Catedral Metropolitana de Santo Antônio, do Palácio Arquiepiscopal, da Casa de Pastoral São José, da Casa da Pastoral da Criança, da Casa dos Padres e do Seminário Provincial do Sagrado Coração de Jesus e criou 17 novas paróquias.
Dom Paulo Lopes também foi presidente do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandatos, entre 1999 e 2003.
Deixe seu comentário