Gaudium news > “Podemos alcançar 6.000 mortes em todo o país” diz ministro australiano sobre a gripe A

“Podemos alcançar 6.000 mortes em todo o país” diz ministro australiano sobre a gripe A

São Paulo (Quinta, 16-07-2009, Gaudium Press) O governo da Austrália advertiu nesta quinta-feira que a gripe A – conhecida como gripe suína – poderia causar até 6.000 mortes este ano no país. O governo não informou quantas mortes ocorreram até o momento.

“Poderíamos alcançar 6.000 mortes em todo o país. Essa é realmente a pior projeção que temos neste momento”, afirmou, em entrevista a uma rádio local.

No entanto, o ministro australiano da Saúde, Nicola Roxon, disse que o balanço de mortes causadas pela doença será provavelmente menor do que as projeções, que se baseiam nas hipóteses de falta de vacina contra o vírus e de antivirais.

A Austrália – o país da região do oceano Pacífico mais atingido pela doença – já registrou 11.194 casos da doença e deve realizar uma campanha de vacinação em grande escala a partir de outubro.

Mortes

Entre os países mais atingidos pela pandemia estão Estados Unidos, México – considerado o foco da gripe – e Argentina. Até a última terça-feira, a Argentina informou ter registrado 137 mortes por conta da doença – contra 211 dos EUA e 124 do México. O Brasil chegou, também nesta semana, ao saldo de quatro mortes.

Sintomas

A gripe A é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas