Gaudium news > Viagem do Papa à Coreia do Sul: “um vulcão que vai despertar os jovens à missão"

Viagem do Papa à Coreia do Sul: “um vulcão que vai despertar os jovens à missão"

Daejeon – Coréia do Sul (Terça-feira, 12-08-2014, Gaudium Press) Milhares de jovens asiáticos devem se reunir para um grande encontro com o Papa Francisco, que chegará na Coréia do Sul nesta próxima sexta-feira, dia 15 de agosto, e ainda participará da VI Jornada da Juventude Asiática, já iniciada neste último domingo, dia 10, na Diocese de Daejeon.

De acordo com o Bispo de Daejeon e encarregado pelos prelados coreanos de preparar o encontro dos jovens, Dom Lazzaro You Heung-sik, a visita do Santo Padre em terras sul-coreanas pode ser considerada “um vulcão que vai despertar os jovens à missão”.

Após 25 anos, um Papa visitará o país, graças a ideia vinda de Dom Lazzaro You, que encaminhou o convite ao Pontífice também em vista da realização do evento da juventude asiática: “Eu soube que o Papa Francisco no verão, em agosto, permanece em Roma, lendo livros, escutando música, escrevendo. Então me veio a ideia: como seria bonito se o Papa viesse em agosto à Coréia, para participar da Jornada!”, explicou.

Mais de 2 mil jovens devem se encontrar presentes no encontro com o Papa Francisco. Motivo que deixa entusiasmado o bispo diocesano, que afirmou ser necessário também o comparecimento daqueles jovens “não tão fáceis de encontrar”, sendo necessário fazer uma nova evangelização direcionada a eles, “mas para fazer isto, é necessário movimentar os bispos e os sacerdotes”.

O prelado confirmou, em entrevista à Asia News, que vem mantendo contato com o Santo Padre e com o Cardeal Dom Pietro Parolin, com o Substituto da Secretaria de Estado Angelo Becciu, e com o Cardeal Filoni.

Segundo Dom Lazzaro You, “antes de seu pronunciamento, três jovens, um chinês de Hong Kong, um cambojano e um coreano vão dizer algumas palavras. Depois será a vez de Francisco”.

“Penso que ele será como um vulcão: vai colocar fogo no coração destes jovens”, ressaltou.

O prelado também comentou sobre a primeira comunidade cristã na Coréia, que era famosa graças a transmissão do Evangelho, “pois não fazia distinção entre nobres e gente comum, entre rico e pobre”, sendo que a “superação das classes foi uma contribuição que a Igreja deu à nação”.

Para ele, a viagem do Papa à Coréia do Sul despertará os jovens para a Fé, bem como servirá para o lançamento da Igreja local na missão na Ásia e no mundo.

“Onde a cultura é evangelizada, passa a existir uma vida melhor, a sociedade adquire expressões mais humanas. A evangelização não deve ser feita com poder, mas com um estilo mariano, materno, humilde, serviçal. Todos esperam este testemunho: os coreanos e os asiáticos têm grande desejo de Deus.”

Finalizando a entrevista, Dom Lazzaro You disse que a Fé cristã contribui ao conceito de pessoa, pois os conceitos de história, pessoa e comunidade existentes na sociedade asiática são importantes. Através deles, podemos transformar as pessoas e a sociedade, oferecendo um modelo, e “os mártires coreanos são um modelo para nós”. (LMI)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas