Arcebispo de Santo Domingo pede que presidente dominicano investigue denúncias de corrupção
Santo Domingo (Quarta, 15-07-2009, Gaudium Press) O cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez pediu nesta terça-feira ao presidente da República, Leonel Fernández, que investigue as denúncias de corrupção que surgiram recentemente contra a Corporação Dominicana de Empresas Elétricas Estatais (CDEEE) e o Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos (INDRHI).
Para o purpurado, os organismos criados para combater o ‘roubo ao dinheiro público’ devem trabalhar promovendo investigações que possam determinar se, de fato, está ocorrendo algum prejuízo ao Estado.
“O presidente precisa buscar a forma de criar uma comissão que investigue isso e que estabeleça as responsabilidades. Nunca se parte do pressuposto de que alguém é culpado”, disse.
“Não é nobre acusar todo mundo e condenar as pessoas por meio de denúncias, sendo que é a um juiz a quem compete condenar, depois de acusar e apresentar as provas”, apontou.
Acusações
Segundo o jornal ‘Diario Digital’, o programa El Informe apresentou há semanas indícios de que funcionários de diferentes empresas estatais estariam recebendo uma espécie de mesada do INDRHI, o que motivou uma recomendação feita à Direção de Perseguição à Corrupção Administrativa (DPCA) contra o diretor executivo da empresa, Rodriguez Pimentel, com acusações de prevaricação, enriquecimento ilícito e violação à Lei 340-06 – que dispõe sobre contratações de bens, serviços, obras e concessões.
A recomendação, feita pela Aliança Dominicana Contra a Corrupção (Adocco) no começo do mês, também fez as mesmas acusações contra o vice-presidente da CDEEE, Radhames Segura.
No final de junho, o ‘Diario Libre’ informou que a CDEEE teria feito doações de centenas de milhares de dólares para as Igreja Católica e Evangélica e fundações na República Dominicana.
Deixe seu comentário