Diocese de Caxias do Sul (RS) promove 3ª Romaria das Famílias
Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 07/08/2014, Gaudium Press) A Diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá a 3ª Romaria das Famílias ao Santuário do Caravaggio, no dia 16 de agosto, em Farroupilha. A atividade ocorrerá dentro da celebração da Semana Nacional da Família, que a Igreja do Brasil celebra de 10 a 16 de agosto, com o tema “A Espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo”.
De acordo com a organização do evento, as paróquias da Diocese já estão se organizando para participar ativamente da romaria, considerada uma demonstração de fé e de compromisso das famílias da região na evangelização. A programação terá início às 14h30, com uma celebração especial para às famílias, presidida pelo Bispo diocesano, Dom Alessandro Ruffinoni.
Ainda segunda a assessoria de comunicação do Santuário de Caravaggio, a romaria tem como objetivo despertar a consciência da missão da família e de seu papel na evangelização, como prevê o Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, onde consta: A família é o lugar da iniciação cristã, cuida da vida plena, torna a comunidade acolhedora, missionária e evangeliza a juventude.
O Santuário do Caravaggio fica localizado no Vl Caravágio, número 1, Interior Caravaggio, em Farroupilha. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (54) 3260-5155.
História do Santuário de Caravaggio
No dia 26 de maio de 1921, a então capela pertencente à comunidade Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, foi elevada a Santuário Diocesano. A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio que se encontra no altar do Santuário Diocesano, foi fabricada em Caxias do Sul/RS no ano de 1885, pelo artista plástico conhecido como Stangherlin. O modelo foi o quadro em preto e branco, datado de 1724, com a imagem da santa que ocupava o altar da primeira capela.
A construção do atual Santuário de Caravaggio durou exatamente 18 anos (1945 – 1963). Imponente, com seu estilo romano e capacidade para 2 mil pessoas, uma das características mais marcantes da construção está nos grandes ambientes e na iluminação que preenche as salas do santuário. Dentro, existe uma fonte de água (lembrando a Aparição de Nossa Senhora), benta em 26 de setembro de 1985.
Em 1959, Nossa Senhora de Caravaggio foi declarada pela Santa Sé, Padroeira da Diocese de Caxias do Sul. Hoje, a comunidade é composta por cerca de 140 famílias e mais de 650 habitantes. (FB)
Deixe seu comentário