Gaudium news > "Abraão e seus familiares": comentários do Bispo Emérito de Passo Fundo

"Abraão e seus familiares": comentários do Bispo Emérito de Passo Fundo

Passo Fundo – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 06/08/2014, Gaudium Press) Dom Urbano Allgayer, Bispo Emérito da Arquidiocese de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, escreveu o artigo “Abraão e seus familiares”. Na sua reflexão, ele afirma que a Bíblia dá muita ênfase à vida de importantes personalidades, cujo nascimento e currículo de vida é anunciado e orientado por Jahvé – Deus, através de sinais.

Para o Prelado, entre essas personalidades destacam-se: Abraão, Sansão, Samuel – Davi, do Antigo Testamento; e do Novo Testamento são anunciados João Batista – Zacarias e, acima de tudo, Maria de Nazaré, mãe de Jesus Cristo.

Segundo Dom Allgayer, especial destaque é dado a Abraão, de cujo tronco descende, entre diversos povos, a nação judaica, sendo ele o ancestral da pessoa mais ilustre da humanidade: Jesus Cristo, Salvador nosso. O Bispo ressalta que o livro de Gênesis, capítulos de 11 a 25, apresenta o perfil desse patriarca e de seus familiares.

Ele recorda que certo dia Abraão foi visitado por três personagens e então entendeu que eram emissários de Deus, convidando-os a entrarem na sua tenda. Conforme o Prelado, com ajuda de Sara, sua esposa, e de empregados, serviu os visitantes com pão e vinho e um novilho assado e, depois da refeição, dois deles tomaram a estrada e um, chamado por Abraão como “meu Senhor”, permaneceu com ele. E falou: “Os pecados de Sodoma e Gomorra tornaram-se gravíssimos e clama por vingança”.

De acordo com Dom Allgayer, Abraão implorou ao Senhor que poupasse a cidade em consideração a apenas dez justos que nela habitassem. “O Senhor concordou. Mas só se encontrava na cidade pecadora, como justos, o sobrinho de Abraão, de nome Ló, com a mulher e as duas filhas, menos que dez justos”, completa.

Por fim, o Bispo Emérito afirma que acompanhados de dois anjos, os sobreviventes abandonaram às pressas a cidade, e caiu sobre Sodoma e Gomorra um terremoto com enxofre e fogo, matando os pecadores e também a mulher de Ló, que se atrasou para ver o incêndio e ficou reduzida a uma estátua de sal.

“Sodoma e Gomorra, as cidades malditas, transformaram-se em vasto lago de água salgada e betuminosa, sem vida. Chama-se Mar Morto, porque não pode existir vida naquela água pesada, salgada e oleosa, em que banhistas podem flutuar, sem afundarem. Pesquisadores têm procurado vestígios das cidades ao lado Sul do Mar Morto, mas nada encontraram”, conclui. (FB

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas