Curitiba realiza II Seminário de Valorização e Promoção da Vida
Curitiba – Paraná (Terça-Feira, 05-08-2014, Gaudium Press) A Comissão Vida e Família da Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, abriu as inscrições para o II Seminário Arquidiocesano de Valorização e Promoção da Vida, que ocorrerá no dia 21 de setembro, no Auditório da Biblioteca da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Serão realizadas três palestras e um debate ao final, no mesmo formato do seminário realizado no ano passado.
De acordo com a coordenação do evento, o seminário tem os seguintes objetivos: anunciar a cultura da vida e a criação como Dom de Deus; fortalecer as ações de valorização e promoção da vida na Arquidiocese de Curitiba; promover a articulação dos organismos/entidades que atuam na valorização e promoção da vida. Além disso, visa oportunizar formação para agendes de pastoral e conduzir as paróquias e comunidades a responderem concretamente as questões sobre a temática da vida.
Com o tema “A dignidade da pessoa – conceitos e armadilhas”, a abertura do encontro acontecerá no sábado, dia 20 de setembro, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo de Rio Branco do Sul. O celebrante será o Padre Juarez Rangel.
No domingo, dia 21, a programação terá início às 7h40, com a recepção e acolhida aos participantes. Depois, às 8h20, ocorrerá a primeira palestra sobre o tema “Conceito de Pessoa e Dignidade: armadilhas filosóficas”. O assessor será o professor Mário Antônio Sanches, que é doutor em Bioética, doutor em Teologia, mestre em Antropologia Social e coordenador do mestrado em Bioética da PUC-PR (Campus Curitiba).
Na sequência, às 9h20, será realizada a segunda palestra do seminário, que abordará o tema “A dignidade da pessoa e armadilhas no sistema de educação”. O palestrante será o professor Felipe Nery Martins Neto, que é Pedagogo, consultor pedagógico e orientador familiar, presidente do Observatório Interamericano de Biopolítica, diretor do programa de assessoria parlamentar permanente para assuntos de família no Congresso Nacional e Presidente do ISE (Instituto Superior de Educação).
Logo após a segunda palestra, haverá um pequeno intervalo, às 10h20. Em seguida, às 10h40, acontecerá a palestra sobre “O Papel da CNBB e as armadilhas na política”, com o Padre Rafael Fornasier. O sacerdote é doutorando em Ciências do Matrimônio e Família, mestre em Antropologia Teológica e vice coordenador da Comissão de Bioética da CNBB. A organização do evento programou ainda um debate, que será realizado a partir das 11h40. O encerramento do seminário se dará às 13h.
Os interessados deverão se inscrever até o dia 17 de setembro pelo site www.seminariodavida.com.br. As vagas são limitadas, pois o local do seminário tem capacidade para 276 pessoas. Os participantes receberão certificados, que serão emitidos pelo NAB (Núcleo Arquidiocesano de Bioética de Curitiba).
O Auditório da Biblioteca da PUC-PR fica localizado na Rua Imaculada Conceição, número 1155, no bairro Prado Velho, em Curitiba, entrada pelo portão 1 (veículos) ou pelo portal (pedestres). Mais informações podem ser obtidas através do e-mail seminariodavida@seminariodavida.com.br.
Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro
O Seminário da Vida da Arquidiocese de Curitiba é também um evento de preparação para a Semana Nacional da Vida (SNV). A Igreja no Brasil realiza a SNV de 1º a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8 de outubro. (FB)
Deixe seu comentário