Gaudium news > Agenda: destaque do que acontece de 5 a 10 de Agosto na Igreja

Agenda: destaque do que acontece de 5 a 10 de Agosto na Igreja

Roma – Itália (Terça-feira, 05-08-2014, Gaudium Press) Hoje, na Praça São Pedro, na parte da tarde, o Papa Francisco encontra-se com cerca de 50 mil jovens coroinhas alemães que participam de uma peregrinação anual a Roma.

Francisco chegará à Praça por volta da 18 horas para presidir a celebração das Vésperas. E, em seguida, fará uma saudação ao Presidente da Conferência Episcopal Alemã e responderá as perguntas dos jovens acólitos ali presentes.

No dia 06 de agosto, serão reiniciadas as tradicionais Audiências Gerais das quartas-feiras. Uma oportunidade para milhares de fiéis e peregrinos estarem junto ao Papa, ouvir a catequese e receber a bênção apostólica.
A Audiência desta semana será realizada na Sala Paulo VI, no Vaticano.

No mesmo dia 06, às 17 horas, no Altar da Cátedra da Basílica Vaticana, o Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito emérito da Congregação para os Bispos, preside a concelebração Eucarística pela passagem do 36° aniversário da morte de Paulo VI.

Será celebrada também em 6 de agosto a Jornada de orações pela paz organizada pela Ação Católica em todo o mundo por ocasião da detonação da primeira bomba atómica em Hiroshima.

O 21º aniversário da promulgação da encíclica Veritatis splendor de São João Paulo, em 1993, que trata de “algumas questões fundamentais do ensinamento moral da Igreja”, com ênfase no “relativismo”, um assunto que tornou-se frequente no debate cultural e religioso, sobretudo durante o magisterio de Bento XVI.

Quinta-feira, 7 de agosto. Nesse dia, na “Sala Stampa” da Santa Sé, haverá um encontro do porta-voz Padre Federico Lombardi com jornalistas credenciados junto ao Vaticano. Na ocasião será anunciado com pormenores o programa da Viagem Apostólica do Papa Francisco à Coreia do Sul, durante a realização da Sexta Jornada da Juventud Asiática, a ser celebrada de 13 a 18 deste do corrente mês.

No dia 9 de agosto, na memoria litúrgica de Santa Teresa Benedicta de la Cruz (Edith Stein), virgem, mártir e Padroeira da Europa, será celebrado o 72° aniversário de sua morte.

Nascida no seio de uma família judía, em 1891, Edith Stein tornou-se freira carmelita em um convento da Colonia quando receeu o nome religioso de Irmã Teresa Benedita da Cruz. Ela foi morta em um camp de concentração de Auschwitz em 9 agosto de 1942.

Ela foi canonizada pelo Papa São João Paulo II em 11 de outubre de 1998. Com as santas Brígida da Suécia e Santa Catarina de Siena, ela fou proclamada Padroeira da Europa.

No dia 10 de agosto será o 19° domingo do Tempo comum. Como de costume, o Papa Francisco rezará a oração mariana do Angelus ao meio dia. Na ocasião, diante de fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, o Papa fará comentários sobre a liturgia dia e distribuirá a Bênção Apostólica aos milhares de fiéis que costumam lotar a Praça. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas