Gaudium news > Porto Alegre sedia o Seminário de Liturgia do Regional Sul 3

Porto Alegre sedia o Seminário de Liturgia do Regional Sul 3

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 05/08/2014, Gaudium Press) O Regional Sul 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que abrange o Estado de Rio Grande do Sul, promoverá de 22 a 24 de agosto o Seminário Regional de Liturgia, que terá como tema “O novo jeito de celebrar a eclesiologia do Vaticano II”. O evento será realizado no Convento São Lourenço de Brindisi, na cidade de Porto Alegre.

De acordo com o coordenador regional de liturgia Sul 3, Padre Mateus Danieli, o evento tem como objetivo ser a continuidade da reflexão realizada na Semana Nacional de Liturgia (realizada no mês de outubro em São Paulo). “Como costumamos dizer, o seminário regional é o momento da chegada dos respingos da Semana Nacional de Liturgia em nosso Estado”, explica.

A assessoria do seminário ficará por conta do Frei Faustino Paludo, OFMCap, que é assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB Nacional. Ele refletirá sobre os documentos Lumem Gentium e Gaudium Et Spes, percebendo neles a eclesiologia, bem como confrontar esse modo de pensar, celebrar e ser a Igreja à luz da Sacrosanctum Concilium.

Ainda segundo o Padre Danieli, a importância do seminário é sempre ser um momento de formação litúrgica em sintonia com o nacional, além de ser um momento de unidade na caminhada regional. “Com isso, não buscamos a uniformidade, mas a unidade. Muitas coisas práticas que são apresentadas nestes seminários acabam tendo encaminhamentos nas dioceses do regional, colaborando sempre mais no andamento da Pastoral Litúrgica local e regional”, completa.

Ele salienta que são convidados a participar do evento todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre liturgia, bem como todos os envolvidos nas celebrações da liturgia e que se preocupam com essa caminhada da Igreja, a começar com os bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e todo o povo de Deus que ajuda neste serviço.

Por fim, o coordenador enfatiza que, como regional, essa é a atividade mais expressiva que existe na caminhada litúrgica, mas outras atividades são realizadas em comum, como a elaboração dos materiais de Quaresma e Advento, o curso de canto litúrgico-pastoral que é uma atividade do setor da música litúrgica, e a presença nas assembleias do regional e encontro das pastorais.

“Fica o convite para participação das lideranças e responsáveis pela liturgia, a fim de buscarmos construir uma liturgia cada vez mais consciente, profunda e vivencial, comprometida com a vida e celebrando a vida”, afirma. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas