Bispo argentino convida fiéis a rezarem pelos párocos
San Isidro – Argentina (Segunda-feira, 04-08-2014, Gaudium Press) Dom Oscar Vicente Ojea, Bispo de San Isidro na Argentina, não esquece dos párocos, ainda mais durante a festividade de um deles que é modelo para todos, o Santo Cura de Ars, que a Igreja recorda no dia de hoje, 04 de agosto.
O prelado destaca a tarefa que no mundo inteiro, e nos mais diversos lugares, realizam os ministros de Deus, celebrando a Eucaristia, perdoando os pecados e orientando os fiéis e comunidades.
Repetindo o magistério de São João Paulo II sobre o sacerdócio, Dom Ojea recordou que o pároco “acrescenta e aprofunda aquela sensibilidade humana que lhe permite compreender as necessidades, acolher as súplicas, intuir as perguntas não expressadas, compartilhar as esperanças e expectativas, as alegrias e os trabalhos da vida ordinária, ser capaz de encontrar a todos e de dialogar com todos”; e manifestou: “Que responsabilidade tem os párocos!”.
“Sobretudo -acrescentou o prelado-, conhecendo e compartilhando, quer dizer, fazendo própria a experiência humana da dor em suas múltiplas manifestações, desde a pobreza até a enfermidade, da marginalização à ignorância, a solidão, a toda pobreza material e moral. O sacerdote enriquece sua própria humanidade e a faz mais autêntica e mais transparente neste crescente e apaixonado amor pelo homem”.
Dom Ojea convidou os fiéis para que peçam a Jesus por cada um dos párocos, por “estas entranhas de pastor que o fazem capazes de aproximar-se de todo homem para poder acompanhá-lo e integrá-lo a comunidade e nessa comunidade poder discernir os carismas para que a comunidade cresça e peregrine nesse trecho que lhe toca viver a cada pároco junto a ela no caminho até a casa do Pai”.
“Peçamos então novamente a intercessão do Santo Cura de Ars e de nosso querido beato Cura Brochero, por todos e cada um de nossos sacrificados padres párocos, especialmente em nossa diocese”, conclui. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário