Gaudium news > Florianópolis: Largo da Catedral será Largo São João Paulo II

Florianópolis: Largo da Catedral será Largo São João Paulo II

Florianópolis – Santa Catarina (Sexta-Feira, 01/08/2014, Gaudium Press) Na última terça-feira, dia 29 de julho, a prefeitura de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, sancionou a lei municipal que altera o nome do Largo da Catedral para Largo São João Paulo II. Trata-se do primeiro marco público da capital catarinense em homenagem ao santo.

No largo, que conta com grande circulação de pessoas, são realizadas feiras e apresentações artísticas e culturais. A ideia da homenagem partiu do coordenador de Políticas Públicas para a Juventude da prefeitura, Guilherme Pontes, juntamente com o Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj. Eles se reuniram com o prefeito e chegaram a conclusão que o melhor local seria o Largo da Catedral, que ainda não tinha um nome específico.

Segundo o coordenador, com a iniciativa a cidade se mostra agradecida ao Papa, hoje santo. Dom Jönck também destacou a importância do ato. O Prelado recordou que São João Paulo II foi canonizado este ano e que sua visita em 1991 marcou a vida de todos na região. “Ele veio a Santa Catarina para beatificar Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, a primeira santa do Brasil. Assim, surgiu a ideia de transferir o Largo da Catedral para Largo São João Paulo II”, destacou o arcebispo.

Ainda de acordo com a prefeitura de Florianópolis, outras ações serão realizadas a fim de resgatar essa passagem tão marcante de João Paulo II na cidade. Conforme informações da assessoria de comunicação da Arquidiocese de Florianópolis, a Praça XV de Novembro deverá receber as placas de identificação com o novo nome já na próxima semana. A próxima etapa do projeto será a colocação de um busto.

Visita a Florianópolis

Em 1991, entre os dias 17 a 19 de outubro, o então Papa João Paulo II visitou pela segunda vez o Brasil. Em Florianópolis, ele se hospedou na residência dos jesuítas no Colégio Catarinense.

Na sua estada em Florianópolis, o beato João Paulo II celebrou uma missa campal no aterro da Baía Sul, na qual beatificou Madre Paulina, hoje santa. Ele ainda teve um encontro com os religiosos e religiosas no Ginásio do SESC, na Prainha, e um encontro ecumênico no auditório do Colégio Catarinense.

Assim, João Paulo II passou duas noites em um simples quarto do colégio, que guarda até hoje a mesma decoração. Na ocasião, o pontífice deixou alguns presentes como um cálice e um ostensório, objetos de uso litúrgico. O colégio mantém um memorial, onde pode-se ver o registro fotográfico dessa visita, além de ser um local para oração. (FB)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas