Gaudium news > Papa envia mensagem a cristãos no Iraque

Papa envia mensagem a cristãos no Iraque

Cidade do Vaticano (Terça, 14-07-2009, Gaudium Press) Em resposta aos recentes ataques contra lugares de culto cristão no Iraque, que somente no último fim de semana deixaram cinco mortos e mais de 32 feridos, Bento XVI endereçou ontem ao patriarca da Babilônia dos Caldeus uma carta pedindo por paz.

No texto assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone, e encaminhado ao cardeal Emmanuel III, o Papa, que está em férias nos Alpes italianos, confirma sua proximidade espiritual com a comunidade católica e ortodoxa do país e pede que as autoridades iraquianas trabalhem parta coibir as agressões. Bento XVI “ora por uma conversão do coração dos autores dessa violência”, diz trecho do documento.

O texto diz ainda que o pontífice “encoraja as autoridades a fazerem todo o possível para promover uma coexistência pacífica de todos os setores da população iraquiana”.

“Lamentamos muito porque hoje são objetos dos atentados lugares que, no passado e durante a guerra, serviam de refúgio para cristãos e muçulmanos”, afirmou em resposta o patriarca Emmanuel.

Entre a noite de sábado e a manhã de ontem foram registrados ataques a lugares cristãos em três diferentes cidades do país: Bagdá, Mossul e Kirkuk, matando e ferindo dezenas. Sete igrejas teriam sido atingidas somente na capital Bagdá, católicas, de rito caldeu, de rito sírio-ortodoxo e de rito assírio.

A mensagem foi publicada pela edição italiana do jornal L’Osservatore Romano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas