Arcebispo de Curitiba oficializa repasse de verbas a entidades beneficiadas pela Campanha da Fraternidade
Curitiba (Terça, 14-07-2009, Gaudium Press) O arcebispo metropolitano de Curitiba (PR), dom Mocyr José Vitti, assina nesta quinta-feira (16) na Cúria Metropolitana os contratos de repasse de recursos financeiros para nove projetos sociais aprovados pelo Conselho Gestor da arquidiocese, criado para administração dos recursos do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS). Quase 38 mil reais serão repassados nesta etapa.
A ação pretende apresentar à sociedade o destino dos recursos obtidos a partir da Coleta da Solidariedade, ação da Campanha da Fraternidade (CF). As instituições contempladas irão desenvolver ações relacionadas ao tema da CF 2009: “Fraternidade e Segurança Pública”.
Dioceses de todo país escolhem anualmente alguns gestos concretos para aplicar 60% do valor recolhido no Domingo de Ramos, sob o mote da Campanha da Fraternindade – promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os outros 40% vão para o Fundo Nacional de Solidariedade e são aplicados em projetos, de acordo com as prioridades do tema da Campanha da Fraternidade do ano.
O FDS da arquidiocese de Curitiba foi criado no ano passado e já repassou mais de 80 mil reais para projetos aprovados em 2008. As entidades beneficiadas desenvolvem ações de geração de renda.
Dos nove projetos que receberão a verba depois da assinatura de dom Vitti, dois conseguiram valores acima da média (quatro mil reais por projeto). “Conhecer a história social do trabalho para combater a violência”, do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo, fica com 9.900 reais; o ‘Grupo de Apoio a Dependentes Químicos e Emocionais do Instituto Família’, do Instituto Família, deve receber 6.100 reais.
Deixe seu comentário