Gaudium news > “Fiquei surpreso” diz novo secretário geral do episcopado colombiano sobre sua eleição

“Fiquei surpreso” diz novo secretário geral do episcopado colombiano sobre sua eleição

Bogotá (Terça, 14-07-2009, Gaudium Press) O novo secretário geral da Conferência Episcopal da Colômbia, monsenhor Juan Vicente Córdoba, disse em entrevista exclusiva à Gaudium Press ter ficado ‘surpreso’ com a renúncia de seu antecessor no cargo e também com a escolha de seu nome pela Assembleia Plenária dos bispos em Bogotá, na última quarta-feira.

“A notícia me tomou de surpresa, o próprio ato da renúncia do monsenhor Fabián Marulanda (por motivos pessoais) eu não esperava. Sempre se deve fazer o que Deus quer, então o verdadeiro desafio que assumo é de muita responsabilidade, uma responsabilidade com o Senhor”.

Ao recordar a ocasião de sua ordenação como bispo pelo Papa João Paulo II, em 2004, o prelado lembra que se sentira, naquele dia, ‘muito satisfeito, era algo grande’.

Monsenhor Córdoba diz acreditar que o tratamento adequado dado por ele na mídia sobre temas delicados como a Bioética e o documento educativo para a Congregação da Doutrina da Fé (Dignitas Personae) deu impulso para que ele fosse o mais votado na assembleia e chegasse à Secretaria Geral.

O trabalho do bispo jesuíta deve se pautar pela modernização da comunicação entre as dioceses e os religiosos; inserção de novas técnicas para o desenvolvimento das equipes de comissões internas e no direcionamento estratégico; maior diálogo com outras instituições do país, como a presidência da República

O religioso, também bispo auxiliar de Bucaramanga, assume o cargo no mês de agosto.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas