Gaudium news > A comunicação na vida do sacerdote

A comunicação na vida do sacerdote

Rio de Janeiro – (Quarta-feira, 02-07-2014, Gaudium Press) – “Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!”

Essa frase, dita pelo Papa Francisco durante sua visita ao Rio de Janeiro por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, inspirou a Arquidiocese do Rio a promover um seminário de formação sobre comunicação para os sacerdotes.

As conferências e debates deverão ser realizados entre os dias 9 e 11 de setembro, no Centro de Estudos do Sumaré, da Arquidiocese.

Especialistas em comunicação da Igreja, do Brasil e de Roma foram convidados a participar desse seminário.

Já estão confirmadas as presenças de Cristian Mendonza, Professor de Dimensão Econômica na Igreja, que pertence à Pontificia Univertsità dela Santa Croce, em Roma; o membro da equipe de representantes das Instituições Católicas de Ensino Superior junto ao Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, padre Gildasio Mendes dos Santos; o coordenador da Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, professor Miguel Serpa Pereira, e o professor de Public Speaking e Media Training, da Pontificia Univertsità dela Santa Croce, em Roma, padre Sérgio Tapia Velasco.

Proposta: Comunicar a fé cristã

A proposta do seminário de comunicação para o clero é despertar nos sacerdotes a importância de alinhar a evangelização aos meios midiáticos, disse um dos organizadores do evento, Padre Arnaldo Rodrigues, estudante em Roma:

“Com esse seminário queremos trabalhar a vida do sacerdote no âmbito da comunicação. Além disso, falaremos sobre o sacerdote como uma referência, uma porta de entrada para a Igreja. A paróquia é um núcleo de comunicação da fé cristã, sobretudo para as pessoas que não a conhecem. O sacerdote é convidado a trabalhar todos os campos que envolvem sua vida sacerdotal: o espiritual, a formação, o intelectual e a vida comunicativa”, afirmou.

Segundo Padre Arnaldo, um dos principais temas a ser debatido é a comunicação como um meio de comunhão, abordando as questões da lógica da fé num mundo globalizado e midiático:

“É um desafio comunicar a fé no século 21, numa época áudio-visiva, onde a fé é transmitida no contexto digital, com oportunidades e desafios. Vamos refletir o papel do padre como uma fonte de análise na cobertura midiática”, disse.

Inscrições

Os sacerdotes que desejarem participar do seminário devem preencher a ficha de inscrição e enviar para a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Mais informações pelo email coordenaçã[email protected] ou pelo telefone: 2292-3132. (JSG)

Da Redação, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas