Gaudium news > Uma visita virtual pela antiga residência dos Papas

Uma visita virtual pela antiga residência dos Papas

Redação (Quarta-feira, 02-07-2014, Gaudium Press) O Palácio do Quirinal, atual residência oficial do Presidente da República Italiana em Roma, foi por muito tempo casa dos Papas. Foi o Pontífice Gregório XIII, por volta do ano 1583, quem iniciou sua construção para que fosse residência de férias. Para esta missão, o então sucessor de São Pedro, encomendou a obra ao arquiteto Ottaviano Mascarino, quem concluiu os trabalhos em 1585.

antiga_residencia_dos_papas.jpg

Pouco tempo depois, o Papa Sixto V encarregou a Doménico Fontana a ampliação do Palácio; trabalhos que continuaram anos depois com Flaminio Poncio, a pedido de outro Pontífice, o Papa Paulo V, destacando-se entre suas edificações a construção da Capela da Anunciação. A morte de Flaminio, o arquiteto Carlo Madero realizou uma das obras arquitetônicas mais destacadas do Quirinal: a Capela Paulina, edificada com um ambiente que conta com as mesmas dimensões da Capela Sistina, inclusive o lugar que abrigou quatro conclaves, sendo o Papa Leão XII o primeiro Pontífice eleito no lugar, e o último Pio IX.

Estes trabalhos, assim como outros que realizaram ao longo do tempo quase todos os arquitetos romanos, e as obras de arte que ali se conservam, seus móveis, tapeçarias, e as coleções de vasos dos Papas, é possível serem apreciados em uma visita virtual e em terceira dimensão realizada no Palácio do Quirinal.

Neste passeio, ao qual se acessa a partir do site www.quirinale.it, é possível conhecer tanto o interior como o exterior do Palácio. Um tour online que também contêm um guia de áudio que explica cada estância, sua importância histórica no contexto dos Pontífices e seu uso atual.

Para os realizadores deste projeto, a iniciativa virtual é uma maneira de visitar o Palácio como se na realidade os visitantes estivessem presentes ali, já que o site permite apreciar as obras de arte em alta definição. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas