Gaudium news > Dicionário sobre fenômenos místicos cristãos é publicado na Itália

Dicionário sobre fenômenos místicos cristãos é publicado na Itália

fenomenos_misticos_cristaos.jpg

Roma – Itália (Terça-feira, 01-07-2014, Gaudium Press) Com o propósito de situar os fenômenos místicos no horizonte da Fé, sua espiritualidade cristã, assim como a riqueza que injetam à Igreja e com o objetivo de valorizar os critérios que atestam sua autenticidade, a editora italiana ‘Àncora’ publicou o ‘Dizionario dei fenomeni mistici cristiani’ -Dicionário dos Fenômenos Místicos Cristãos-, o qual esteve a cargo de Luigi Borriello e Raffaele Di Muro.fenomenos_misticos_cristaos4.jpg

O dicionário contêm por volta de 67 palavras que especialistas expõem unindo diversas disciplinas como a mística, a medicina e a psicologia, assim como a teologia espiritual; oferecendo aos pesquisadores ou curiosos dos fenômenos místicos, orientações, à luz da Fé, de um universo que é desconhecido para muitos.

Desta maneira, como destaca a própria editora italiana, o livro examina os eventos extraordinários da experiência cristã percebidos pela alma, como as visões, as revelações ou locuções; e também aqueles que se manifestaram externamente, como as levitações, os estigmas e o êxtase. Tudo desde o que se chama a interpretação correta, que é a verificação de sua autenticidade após um minucioso exame das pessoas que os experimentou, e com a ótica de seu significado à luz da Fé.

Adicionalmente, entre os conteúdos, o dicionário também se aprofunda em seis das mais simbólicas figuras da mística cristã, entre os que se encontram São Francisco de Assis, Santa Teresa de Ávila, São José de Cupertino e São Pio de Pietrelcina.

fenomenos_misticos_cristaos3.jpg

O livro oferece algumas conclusões que abrem a porta também a algumas interrogações, tal como expõem Aleteia de informação subministrada pela editora ‘Áncora’: “O Dicionário parte da base de que, consideradas as rigorosas verificações sobre sua autenticidade, existem fenômenos místicos na experiência cristã, em particular na dos santos (…) Deste dado, de fato, surgem inevitáveis interrogações: que relação existe entre fenômenos místicos e santidade? Qual é sua frequência e presença na vida dos santos? Que significado dar para tais fenômenos no desenho de Deus?”.fenomenos_misticos_cristaos2.jpg

A Mística

De acordo com informações do Portal Carmelitano, a Mística faz referência ao mistério, quer dizer “ao fundo imperceptível da verdade, ao que é necessário ser iniciado”. De tal maneira -continua o Portal-, a Mística, a partir da perspectiva cristã, faz referência “ao mistério escondido em Deus e agora revelado em Jesus Cristo”.

“É uma singular manifestação que Deus faz de si mesmo e da plenitude de sua vida que Ele mesmo quer comunicar. Trata-se de uma manifestação gratuita e benévola”, sublinha o Portal Carmelitano.

Esta Mística -explica-, se dá no mesmo mistério cristão que se proclama na Fé e se celebra de maneira especial na Liturgia com os sacramentos, mas também pode ser percebido sobrenaturalmente por um carisma dado por Deus. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas