Gaudium news > Santiago de Compostela comemora 25 anos da JMJ na Espanha

Santiago de Compostela comemora 25 anos da JMJ na Espanha

Santiago de Compostela – Espanha (Terça-feira, 01-07-2014, Gaudium Press) “Venho a Santiago, cidade de inumeráveis referências para inumeráveis povos. Venho como Sucessor de Pedro para alentar aos meus irmãos; para avivar as forças dos jovens e confortar-me com eles; e para anunciar a Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida. Para comprometer a todos na construção de um mundo onde resplandeça a dignidade do homem, imagem de Deus, e promova a justiça e a paz. E seguindo o testemunho do Apóstolo protomártir, Santiago, quero convidar aos jovens para que abram seus corações ao Evangelho de Cristo e sejam suas testemunhas; e se for necessário testemunhas-mártires, às portas do terceiro milênio”, com estas palavras o hoje Santo João Paulo II saudava aos milhares de jovens que se encontravam em Santiago de Compostela para a IV Jornada Mundial da Juventude (JMJ), celebrada na cidade espanhola entre os dias 19 e 20 de agosto de 1989.

jmj.jpg

Este 2014 se comemorarão 25 anos deste acontecimento, e a Igreja na Espanha se prepara para festejá-los de um modo muito especial. Assim foi anunciado na última segunda-feira, 30 de junho, durante a coletiva de imprensa que organizou a Igreja local de Compostela, na qual deu a conhecer as diversas atividades que terão lugar para celebrar o quarto de século do encontro da juventude católica.

Entre as atividades, está previsto que numerosos jovens, procedentes das Dioceses espanholas, especialmente as galegas, peregrinem este Verão ao Túmulo do Apóstolo Santiago e honrem a memória de São João Paulo II.sao_joao_paulo_ii.jpg

Além disso, a Catedral de Santiago acolherá no dia 6 de agosto a Missa do peregrino, que será presidida pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco, que em 1989 era Arcebispo da Arquidiocese de Compostela, e quem peregrinará ao lugar com milhares de jovens procedentes da Arquidiocese de Madri. Neste mesmo dia, na noite, a Catedral acolherá uma Vigília de Oração que presidirá o Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio.

Por outra parte, a Hospedaria de San Martín Pinario, em Santiago de Compostela, realizará uma exposição sobre a celebração da IV JMJ, a qual será inaugurada no próximo 1º de agosto. Na mostra se incluirão fotografias que narrarão, a modo de crônica, o acontecimento vivido com o Papa e os jovens na cidade compostelana, um evento que acolheu a mais de 400 mil jovens.

De acordo com Salvador Domato, então coordenador da IV JMJ de Compostela, que interveio na coletiva de imprensa, à Jornada de 1989 significou “um antes e um depois”, sobretudo na projeção espiritual do Caminho de Santiago. “Ninguém fez mais que João Paulo II pela difusão do que é esta rota de peregrinação”, acrescentou. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas