Gaudium news > Conferência Episcopal da Colômbia vê ‘luz de esperança’ na libertação de reféns das Farc

Conferência Episcopal da Colômbia vê ‘luz de esperança’ na libertação de reféns das Farc

Bogotá (Segunda, 13-07-2009, Gaudium Press) A Conferência Episcopal da Colômbia disse na semana passada em seu site oficial que apoia a decisão do governo de Álvaro Uribe em aceitar a participação da senadora oposicionista Piedad Córdoba em uma negociação para libertar reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). A participação de Córdoba foi uma exigência dos guerrilheiros.

“É um passo muito importante para a liberação dos seqüestrados. A libertação deles é algo muito importante para o país”, disse o monsenhor Rubén Salazar Gómez, presidente da Conferência.

“Que sejam liberados praticamente todos, um atrás do outro e que não fique ninguém retido na selva. Seria um gesto de muita boa vontade por parte deles (guerrilheiros) e demonstraria que eles estão escutando o chamado do país, que pede que terminem os seqüestros e liberem todos os seqüestrados”, disse o religioso.

O secretário geral da Conferência, monsenhor Fabián Marulanda López, disse que o ato ‘abre uma luz de esperança’ e dá uma chance de ‘todos os seqüestrados serem libertados’.

Negociação

A condição para mediação da senadora, em quem a guerrilha diz confiar, é que as 24 pessoas que o grupo armado mantém em cativeiro sejam libertadas simultaneamente. O presidente Álvaro Uribe fez questão de reiterar que a libertação “deve ser de todos os sequestrados, de forma simultânea”. A Igreja Católica e a Cruz Vermelha devem participar da negociação.

Com autorização do presidente, a senadora já havia participado de uma operação bem sucedida de libertação de seis reféns das Farc em fevereiro deste ano. Na ocasião, o governo brasileiro também ajudou na operação que permitiu a libertação.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas