Gaudium news > Nova paróquia é criada no balneário catarinense Arroio do Silva

Nova paróquia é criada no balneário catarinense Arroio do Silva

Arroio do Silva – Santa Catarina (Segunda-Feira, 30/06/2014, Gaudium Press) No último domingo, dia 29 de junho, foi criada a Paróquia São Pedro Apóstolo, em Balneário Arroio do Silva, pertencente à Diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina. A cerimônia de criação e instalação foi presidida pelo Bispo diocesano Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada pelos padres Éder Carminatti, Antônio Madeira, Antônio Vander, Joel Sávio, Vilcionei Baggio, César Budny e Valdemar Carminati.

A Celebração Eucarística aconteceu, às 10h, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. Antes da Santa Missa, houve a acolhida das imagens do padroeiro São Pedro e de Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira da paróquia de onde foram desanexadas as 11 comunidades da Paróquia São Pedro Apóstolo.

Durante a cerimônia, Dom Flach destacou que criar uma paróquia é acreditar que a Pastoral está acima de todas as coisas. Além disso, beneficia a proximidade do pároco ao povo, ao atender menos comunidades, propiciando maior participação. O Prelado também recordou o Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, afirmando que é um dever, especialmente das novas paróquias, seguir, dentro do possível, as orientações da Igreja.

O Bispo ainda explicou o porquê da escolha de São Pedro como padroeiro e não de Nossa Senhora dos Navegantes. De acordo com ele, o padroeiro foi escolhido por sua ligação com a pesca, correspondendo à realidade da região, que é litorânea. “Quando houver festa de seus padroeiros, ele irá visitá-los. Ele é de todos e tem a missão de cuidar de todas as comunidades”, acrescentou.

Outra questão enfatizada por Dom Flach foi que uma nova paróquia deve promover o surgimento de mais lideranças. Para ele, as dificuldades sempre poderão aparecer, e nesse momento é preciso crer no poder da oração. “Quando São Pedro esteve preso, com correntes, na prisão, o que fizeram por ele? Rezaram!”, lembrou o Prelado, enfatizando que a oração favorece a unidade na diversidade da Igreja de Cristo.

Festejando a solenidade de São Pedro e São Paulo, o Bispo de Criciúma fez ainda uma menção a São Paulo. Ele lembrou que quando São Paulo termina sua vida, ele diz: “Terminei minha missão. Agora posso me encontrar com o Supremo Juiz”. Para Dom Flach, pelo Batismo todos são chamados a servir e todos os serviços, dentro de uma paróquia, são importantes aos olhos de Deus. “Que todos possamos ter essa alegria no fim de nossa vida, de cumprir a missão. Que possamos professar que Cristo é o centro de nossa vida e amar esta Igreja.”

Ao final da Missa, o pároco da nova paróquia, Padre Éder, pediu a intercessão de São Pedro sobre o templo e convidou todos a refletirem com o hino “Aprite le porte a Cristo”, que compreende seu lema de ordenação sacerdotal “Non abbiate paura” (“Não tenhais medo” – São João Paulo II). Esta é a terceira paróquia criada pela Diocese de Criciúma. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas