Gaudium news > “A Família Coração da Nova Evangelização” é tema de Congresso de catequese em Bogotá

“A Família Coração da Nova Evangelização” é tema de Congresso de catequese em Bogotá

Bogotá – Colômbia (Terça-feira, 24-06-2014, Gaudium Press) Sob o tema “A Família Coração da Nova Evangelização”, se realizará em Bogotá entre os dias 27 e 29 de junho o 10º Congresso Nacional da Escola Paroquial de Catequese (ESPAC), uma iniciativa promovida pela instituição católica que reunirá os responsáveis da formação na Fé das comunidades paroquiais à luz da Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Evagelii Gaudium’, e diante do Sínodo Extraordinário sobre a Família que ocorrerá em outubro no Vaticano.

O encontro acadêmico, que ocorrerá no Coliseo El Salitre da capital colombiana, tem por objetivo promover completos processos de formação na vida de Fé ao interior das paróquias: “Sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação na vida cristã que comece com o kerigma e que, guiado pela Palavra de Deus, conduza a um encontro pessoal com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem, e que leve à conversão, a seu seguimento em uma comunidade eclesial e a uma maturação da Fé na prática do sacramento, o serviço e a missão”, sublinham os organizadores do Congresso, que citam o Documento Conclusivo de Aparecida.

O evento acadêmico contará com a presença de Dom Octavio Ruiz Arenas, Secretário do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, que oferecerá a palestra “A família coração da Nova Evangelização”.

Estarão presentes também Dom Daniel Caro Borda, Bispo de Soacha, que abordará o tema “A família, reflexo da Trindade”; o Padre Manuel Jiménez, Doutor em Catequese da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, que falará sobre “A Família e iniciação cristã”; e os esposos Alfonso Moreno e Clemencia Salamanca, que aprofundará sobre “A Família, uma realidade comunitária”.

A Escola Paroquial de Catequese nasceu na Colômbia em Chinú, Córdoba graças ao zelo apostólico de Dom Darío Molina Jaramillo, quando era Bispo da Diocese de Montería, e onde a ESPAC começou a funcionar em todas as paróquias.

Após isso, e de maneira progressiva, a Escola foi se estendendo aos Vicariatos Episcopais de Bogotá, e posteriormente a outras Dioceses de Colômbia, destacando-se a de Palmira, onde o então Bispo, Dom Mario Escobar Serna, emitiu um decreto para assumir a ESPAC como programa oficial para a formação de suas catequistas.

A ESPAC tem como missão formar aos catequistas para seu trabalho evangelizador dentro da comunidade paroquial, oferecendo-lhes formação catequística orgânica e sistemática, para que assim as paróquias contem com agentes especializados para a evangelização e a catequese. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas