Gaudium news > Pascom de Guarapuava (PR) promove o 4ª Mutirão de Comunicação

Pascom de Guarapuava (PR) promove o 4ª Mutirão de Comunicação

Guarapuava – Paraná (Terça-Feira, 24/06/2014, Gaudium Press) A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Guarapuava, no Estado do Paraná, promoverá de 1º a 3 de agosto a 4ª edição do Mutirão Diocesano de Comunicação, o Muticom, com o tema “Diocese em Comunicação”. A atividade será realizada na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, conhecida como a Casa de Líderes.

De acordo com o coordenador diocesano da Pascom, Jorge Teles, o Mutirão proporcionará aos agentes e futuros agentes da Pastoral de Comunicação formações específicas e oficinas destinadas a outras pastorais e serviços da Igreja. Dentre as oficinas que serão oferecidas para agentes da Pascom, destacam-se: oficinas de Fotografia, Elaboração de jornais e texto jornalístico, e a oficina de Pastoral da Comunicação destinado àquelas paróquias, comunidades ou até mesmo dioceses que pretendem começar um trabalho com esta pastoral.

Algumas das temáticas a serem estudadas serão: Comunicação na catequese, para catequistas; Atendimento Humanizado e Profissional na Paróquia, para aquelas pessoas que trabalham nas paróquias ou coordenam pastorais e movimentos; Oratória, que tem como público alvo as pessoas que realizam leituras e comentários nas missas ou coordenam grupos e conduzem reuniões; entre outras.

Durante o evento, a coordenação do mutirão abordará ainda o recém publicado Documento 99 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Segundo Teles, o documento traz uma reflexão sobre os aspectos da comunicação e sua importância na vida da Igreja. O Diretório apresenta, inclusive, pistas de ações com propostas de diversas atividades. Essa reflexão contará com a assessoria do jornalista Everton Barbosa, da Arquidiocese de Maringá.

Além disso, a atividade terá um espaço para partilha de experiências dos Grupos de Trabalho (GTs). O coordenador da Pascom explica que é importante conhecermos o que está se fazendo em termos de comunicação na Igreja da região. Para Teles, momentos de partilha podem ser inspiradores além de valorizar o trabalho das Pastoral da Comunicação.

A realização do encontro conta com a parceria do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e do apoio do Regional Sul 2 da CNBB, que abrange todo o Estado do Paraná, e do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém. O Muticom estará aberto a participantes de outras dioceses do Paraná. As inscrições poderão ser feitas pelo site www.centralcultura.com.br. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas