Gaudium news > Papa diz a novo embaixador que Igreja é leal ao México no combate ao narcotráfico e à violência

Papa diz a novo embaixador que Igreja é leal ao México no combate ao narcotráfico e à violência

Cidade do Vaticano (Sexta, 10-07-2009, Gaudium Press) Bento XVI recebeu em audiência hoje no Vaticano Héctor Federico Ling Altamirano, novo embaixador do México junto a Santa Sé. O encontro foi para a apresentação formal das credenciais do diplomata ao pontífice, procedimento tradicional e obrigatório na diplomacia vaticana.

No encontro, o Papa agradeceu o reconhecimento do embaixador e as palavras do presidente mexicano Felipe Calderón e disse que o México possui uma identidade forjada ao longo dos séculos “em fecunda relação com a mensagem de salvação que a Igreja Católica proclama”. Para o Papa, essa fé possibilitou que no país se criasse uma forte cultura de “sentido da vida” e “uma visão esperançada da existência”.

O Papa citou ainda como exemplo da ligação entre o país e a Igreja o VI Encontro Mundial das Famílias, realizado na Cidade do México em janeiro deste ano, e os 15 anos do restabelecimento relações diplomáticas entre os dois Estados, que amparou e favoreceu a liberdade religiosa em todos os aspectos da vida pública e social do país.

Bento XVI parabenizou os esforços do governo mexicano pelo desenvolvimento econômico e social de seu país, na luta contra a pobreza e as desigualdades sociais e no combate ao narcotráfico e ao crime organizado. “É bem sabido que para uma solução eficaz e duradoura desses problemas, não são suficientes medidas técnicas ou de segurança. Requer-se visão e a eficiente conjunção de esforços, além de propiciar uma necessária renovação moral, a educação das consciências e a construção de uma verdadeira cultura da vida”.

O pontífice fez questão de ressaltar ao embaixador “a leal cooperação e solidariedade da Igreja” na renovação moral que segundo ele é imprescindível para alcançar uma solução “eficaz e duradoura desses problemas”. O Papa declarou-se ainda satisfeito com a iniciativa de eliminar a pena capital da legislação mexicana, em 2005, assim como as recentes medidas adotadas para proteger a vida humana desde a concepção.

Biografia

Héctor Federico Ling Altamirano nasceu na capital Cidade do México em 8 de fevereiro de 1939. Casado, três filhos, é graduado em Engenharia Mecânica e Eletrônica pela Universidade Nacional Auntônoma do México e possui especialização em Análise Política.

Entre outras, desenvolveu as seguintes atividades: deputado federal pelo estado de Durango (1979-1982), senador da República, encarregado da presidência da Terceira Comissão dos Negócios Legislativos, entre 2000 e 2006, e conselheiro do presidente, de 2007 até a sua nomeação.

É autor de diversos artigos em jornais e de dois volumes de poesias. Além do espanhol, fala inglês e possui conhecimentos em francês e alemão.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas