Gaudium news > Bispos brasileiros prestam solidariedade aos hondurenhos e pedem ‘retorno da democracia’

Bispos brasileiros prestam solidariedade aos hondurenhos e pedem ‘retorno da democracia’

São Paulo (Sexta, 10-07-2009, Gaudium Press) Dois bispos de diferentes dioceses do Brasil manifestaram apoio e solidariedade ao povo hondurenho nesta quinta-feira. Ambos pediram que a ‘democracia seja respeitada’ e a proteção de Deus ao povo.

“Com espírito fraterno e na paixão por nossa América, livre e unida, queremos expressar nossa total solidariedade ao povo de Honduras nesta hora de tensões e violência. Que se respeite a democracia que é respeitar a vontade do povo. O Deus da paz proteja a esse povo querido e sofrido”, pediu dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT).

Já o bispo de Jales (SP) e presidente da Cáritas Brasileira, dom Demétrio Valentini, lamentou o momento ‘difícil’ vivido pelo povo de Honduras e frisou a vontade dos hondurenhos pelo ‘retorno imediato da legalidade’.

“Quero manifestar minha solidariedade a todos os que querem uma Honduras democrática, livre das conseqüências de golpes contra a ordem constitucional, desejando que, ao mesmo tempo, sejam firmes e unidos e evitem a todo custo que a situação descambe para a violência, que pode levar a sacrificar inutilmente vidas humanas”, disse dom Demétrio.

O presidente deposto Manuel Zelaya continua costurando apoio internacional para conseguir retornar ao país e reassumir o poder, mantido, no momento, por Roberto Micheletti. Zelaya foi deposto no final de junho com apoio da Justiça, do Congresso e das Forças Armadas de Honduras. Nenhum país reconheceu a legalidade do governo interino.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas