Gaudium news > Cardeal colombiano diz que nova encíclica de Bento XVI traz uma ‘verdade histórica’

Cardeal colombiano diz que nova encíclica de Bento XVI traz uma ‘verdade histórica’

Bogotá (Quarta, 08-07-2009, Gaudium Press) Depois de tomar conhecimento da encíclica publicada ontem pelo Papa Bento XVI, o presidente (até essa semana) da Comissão Pontifícia ‘Ecclesia Dei’, cardeal colombiano Darío Castrillón Hoyos, disse à Rádio RCN que este terceiro documento elaborado pelo pontífice – sempre em latim – trata de temas importantes para a atual realidade mundial, faz pedidos por uma ética solidária e ressalta o papel da religião e da espiritualidade no mundo contemporáneo.

De acordo com o purpurado, “Caritas in Veritate” (Caridade na Verdade) fala não apenas de uma verdade teológica sobrenatural da mensagem divina, “mas de uma verdade histórica com que o filho de Deus está sofrendo e com a qual todos estão sofrendo”.

Nos trechos sobre a crise econômica mundial e a reforma da Organização das Nações Unidas (ONU), o cardeal frisa que o pontífice alude ao Papa Leão XIII, com aplicação de conceitos deste aos sofrimentos de muitas pessoas que hoje dependem dos países mais poderosos para resolver seus próprios problemas económicos.

“O capitalismo selvagem a que se refere o Santo Padre significa que os seres humanos querem destruir os menos favorecidos, e nessa situação os países mais ricos não são solidários com os mais pobres”, ressaltou.

80 anos

No último final de semana o cardeal Castrillón completou 80 anos, idade em que os cardeais ja não podem fazer parte dos “eleitores” e deve regressar à Colômbia nesta semana. Depois deve voltar a Roma e se colocar à disposição do Papa.

Reestruturação

Nessa quarta-feira o Papa Bento XVI apresentou o Motu Proprio, que reestruturou a Pontifícia Comissão ‘Ecclesia Dei’, criada em 1988 pelo Papa João Paulo II por conta dos problemas com os bispos lefebvrianos.

Na nova configuração, a Comissão será subordinada à Congregação para a Doutrina da Fé.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas