Gaudium news > Programação oficial do Ano do Bicentenário de São João Bosco é divulgada

Programação oficial do Ano do Bicentenário de São João Bosco é divulgada

Redação (Sexta-feira, 06-06-2014, Gaudium Press) Foi divulgada nesta semana a a programação oficial dos Salesianos para o Ano do Bicentenário de São João Bosco, que se inicia em 16 de agosto de 2014 e é concluído em 16 de agosto de 2015.

Os eventos, que serão realizados principalmente em Turim, em Castelnuovo Don Bosco e em Roma, são voltados a indivíduos específicos, como estudiosos da história e da pedagogia salesiana, os jovens do Movimento Juvenil Salesiano, da Família Salesiana, Cardeais, Arcebispos e Bispos missionários salesianos. Mas também haverá momentos direcionados para autoridades civis e religiosas.ano_do_bicentenario_de_sao_joao_bosco.jpg

Exposição do Santo Sudário

O Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, anunciou a Exposição do Santo Sudário em Turim por 45 dias entre a Páscoa e o final do Bicentenário, em memória ao nascimento de São João Bosco. De acordo com o prelado a escolha do período para a exposição é porque “a época da Páscoa refere-se à morte e ressurreição do Senhor. O sudário, mortalha de morte para os crentes, se torna uma testemunha que recorda com grande eficácia evocativa a vitória do Senhor da vida”.

Na sua opinião, “esse aniversário, para Turim e seu território, significa muito, estão aqui as raízes da santidade e da experiência dos filhos de Dom Bosco”.

Visita do Papa Francisco

A cidade de Turim terá um ilustre visitante durante o ano do Bicentenário. Ao menos é o que afirma o seu Arcebispo. “Estamos confiantes de que, nesta ocasião, o Papa Francisco pode vir a rezar diante do Santo Sudário e para homenagear São João Bosco, selando um ano notável. O Santo Padre aceitou o nosso convite e dos Salesianos, mas por enquanto não há uma data.”

Exposição em Milão

Os salesianos participarão também de um outro evento durante o ano do centenário, a Expo Milão 2015, que é uma grande exposição em Milão (Itália), que conta com participantes do mundo inteiro, e será norteada pelo tema “Alimentar o planeta, energia para a vida”. O evento está agendado para acontecer entre os dias 1º de maio e 31 de outubro.

Esta será uma oportunidade para promover questões educativas em que a Congregação está empenhada como educação para o desenvolvimento, cidadania global, de voluntariado, educação e direitos humanos.

Programação dos eventos na Itália

A programação dos eventos no país onde São João Bosco nasceu é a seguinte:

– 16 de agosto de 2014: abertura do Bicentenário: Colle Don Bosco (Colina Don Bosco, em Piemonte, Itália).

– 28 de setembro de 2014: Entrega dos crucifixos e mandato missionário: Turim.

– 19 a 23 novembro 2014: Congresso de História Salesiana, em Roma.

– 15 a 18 janeiro de 2015: Dias de Espiritualidade Salesiana: Roma.

– 19 a 21 março de 2015: Congresso Internacional Pedagógico UPS: Roma.

– 21 a 25 maio 2015: Reunião dos Bispos Salesianos: Turim.

– 6 a 9 agosto de 2015: Congresso Internacional de Maria Auxiliadora em Turim.

– 11 a 16 agosto de 2015: MJS Dom Bosco de 2015: Turim e Colle Don Bosco.

– 16 de agosto de 2015: Encerramento do Bicentenário: Colle Don Bosco

Além dos eventos mencionados, ocorrerão eventos nacionais nos diversos países onde a Congregação Salesiana está presente. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas