Gaudium news > Salesianos percorrerão os passos de São João Bosco em sua terra natal

Salesianos percorrerão os passos de São João Bosco em sua terra natal

sao_joao_bosco2.jpg

Redação (Quinta-feira, 05-06-2014, Gaudium Press) Percorrer os caminhos que São João Bosco fez com seus jovens entre os anos 1861 e 1862 no território de Monteferrato -Região do Piamonte na Itália- é uma das atividades que ocorrerão no mês de agosto, quando se iniciará o Ano Santo por ocasião do Bicentenário do nascimento do pai dos Salesianos.

Esta iniciativa, junto com outras que se preparam na terra natal do santo italiano, foi dada a conhecer esta semana durante a primeira coletiva de imprensa oficial na Colle Don Bosco -cidade natal do fundador dos salesianos, chamada antigamente de I Becchi- com o objetivo de “ressaltar e potencializar o espírito de cordialidade e amabilidade que oferecem os lugares em que nasceram São João Bosco e que tem ajudado a fazer a imagem e o símbolo que tem no mundo”, como destaca nota da imprensa da Agência de Informação Salesiana (ANS).

sao_joao_bosco3.jpg

De acordo com o Padre Egidio Deiana, reitor da Basílica de São João Bosco em Castelnuovo d’Asti, esta ideia “nasceu com a intenção de considerar os lugares de São João Bosco em um sentido mais amplo: Além do Colle Chieri e Turim, está todo o território de Monferrato, que São João Bosco visitou com seus jovens, e onde saudou numerosas vocações salesianas de grandes pioneiros: Juan Cagliero, Luis Lasagna, Felipe Rinaldi, Pedro Ricaldone (…)”.sao_joao_bosco1.jpg

O eixo central da peregrinação salesiana serão os chamados “Passeios Outonais” nos quais se seguirão os passos que São João Bosco percorreu em duas ocasiões com seus jovens (os anos 1861 e 1862) e que consistem de 40 a 60 quilômetros.

Para ajudar aos milhares de peregrinos que chegarão à terra de São João Bosco, também se desenvolveu o site monferrato.org, no qual se encontra diversas ofertas a nível de alojamento, cultura e turismo que o lugar oferece. Além disso, se elaborou um folheto em inglês e italiano que inclui um mapa com as peregrinações salesianas, assim como a “Carta de São João Bosco”, com serviços para os peregrinos.

A tocha salesiana no Uruguai

A terra natal de Dom Bosco não é a única que se prepara para o Bicentenário, evento que se celebrará em 2015. Por ocasião deste acontecimento a Família Salesiana do Uruguai realizou uma peregrinação com a tocha do “Espírito Salesiano”, para iluminar os corações nas 32 obras salesianas ali existentes.

O lema do ano preparatório ao Bicentenário no país austral é “Cremos nos jovens”.

São João Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815 em I Becchi, Itália -atual Colle Don Bosco-, e faleceu em Turim no dia 31 de janeiro de 1888. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas