Gaudium news > Curitiba festeja os 162 anos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia

Curitiba festeja os 162 anos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia

Curitiba – Paraná (Quinta-Feira, 05/06/2014, Gaudium Press) No próximo sábado, dia 7 de junho, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia da Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, estará comemorando os seus 162 anos de fundação. A celebração de ação de graças será realizada na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, no Centro da capital paranaense.

A Santa Missa, que terá início às 19h, será presidida pelo Bispo emérito Dom Pedro Fedalto e concelebrado por padres convidados. Logo depois da celebração, às 20h, haverá uma apresentação do Quinteto Musical da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e do Coral Champagnat.

A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz fica localizada na Praça Tiradentes, esquina com a Barão do Serro Azul, número 31, no Centro de Curitiba. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (41) 3324-5136.

História da Irmandade

A Irmandade da Santa Casa de Curitiba foi instituída no dia 9 de junho de 1852, iniciando suas primeiras atividades em sede provisória, na atual Rua Treze de Maio, ao proporcionar apoio à Santa Casa de Paranaguá, na época lotada de doentes afetados pela epidemia de Cólera Morbo.

A construção da Santa Casa de Curitiba iniciou em 1868 e terminou em 1880, sendo inaugurada pelo Imperador Dom Pedro II, no dia 22 de maio daquele ano. Inicialmente com 160 leitos, podia ser considerada um grande Hospital, que foi, por muitos anos, o único de Curitiba.

Já no dia 25 de março de 1903, o Hospício Nossa Senhora de Luz, denominado posteriormente de Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, foi inaugurado. Em 22 de maio de 1985 foi criada a Fundação Santa Casa de Curitiba; em 6 de novembro de 1991, o Instituto Paranaense de Saúde Mental – IPASAME -, denominado Prof. Dr. Alô Ticoulat Guimarães, e, na mesma data, a Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR.

Além da assistência prestada à saúde da população de Curitiba e de outras localidades do País, a Santa Casa de Curitiba possui outra característica significativa e meritória: a de pioneira no Ensino Médico no Estado do Paraná. Antes da fundação da então Universidade do Paraná, em 1912, a Santa Casa já funcionava como Centro de Aperfeiçoamento para os médicos do Paraná e de Santa Catarina.

A Santa Casa de Curitiba tem como missão cuidar da saúde da população, de forma cristã e qualificada, promovendo o ensino e a pesquisa. Seus valores são: sustentabilidade, humanização, ética, comprometimento, espiritualidade, gestão participativa e responsabilidade social e ambiental. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas