Gaudium news > Iniciado projeto de digitalização dos manuscritos da Biblioteca Vaticana

Iniciado projeto de digitalização dos manuscritos da Biblioteca Vaticana

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 05-06-2014, Gaudium Press) O projeto de digitalização dos 80 mil manuscritos da Biblioteca Vaticana foi iniciado e vem sendo conduzido pela “Digita Vaticana Onlus”, associação essa sem fins lucrativos criada no ano de 2013.

No total, o projeto reúne mais de 40 milhões de páginas.

Considerada uma ocasião histórica não somente para conservar, mas também para difundir o saber, a digitalização tem como intuito proteger seu patrimônio da luz, umidade e temperatura, entre outros riscos que podem acontecer com os documentos. A biblioteca, inclusive, permite o acesso somente a estudiosos especializados.

Os interessados podem consultar os manuscritos de forma gratuita através do site da Biblioteca Vaticana, por meio da consulta direta no acervo digital, uma vez que os originais encontram-se seguros em um bunker anti-atômico, com temperatura e umidade controlada.

De acordo com o Prefeito da Biblioteca Vaticana, Cesare Pasini, os documentos digitalizados “são uma oportunidade para proteger os antigos volumes”, bem como uma garantia de reprodução o mais fiel possível dos originais antes de uma possível degradação.

“São instrumento para tornar aquilo que é patrimônio da humanidade imediatamente acessível, na rede, para todos. Mas gostaria de usar o verbo num sentido absoluto: são, estão, permanecem. A digitalização, usada com seriedade e competência, é um novo modo de conservar”, disse Pasini. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas