Gaudium news > Uruguai celebra Mês Vocacional

Uruguai celebra Mês Vocacional

Montevidéu – Uruguai (Quinta-feira, 05-06-2014, Gaudium Press) Com o lema “Ide sem medo para servir. Rumo a uma sensibilidade vocacional”, a Igreja no Uruguai, em união com a 51ª Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, mes_vocacional.jpgcelebra em junho o Mês Vocacional. Uma ocasião para “rezar, refletir e pôr em prática a tarefa de animação que é própria de toda a comunidade eclesial”, tal como assinalou Dom Milton Tróccoli, Bispo Auxiliar de Montevidéu e Responsável pelo Departamento de Vocações e Ministérios Ordenados da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU), em uma mensagem que dirigiu a comunidade católica do país austral por ocasião do mês dedicado às vocações.

O prelado também recorda em sua carta que Deus chama “a cada manhã de um modo pessoal e comunitário para continuar com sua obra”, e faz eco de algumas palavras do Papa Francisco que diz que toda vocação exige um êxodo para sair de si mesmos e centrar a vida em Jesus Cristo: “Tanto na vida conjugal, como nas formas de consagração religiosa e na vida sacerdotal, é necessário superar os modos de pensar e de atuar não concordes com a vontade de Deus. É um êxodo que nos conduz a um caminho de adoração ao Senhor e de serviço a Ele nos irmãos e irmãs”.

É por isso que Dom Tróccoli exorta também para que as paróquias, colégios e comunidades do Uruguai vivam “com intensidade este mês vocacional”, e comuniquem “a boa notícia da vocação”.mes_vocacional_2.jpg

“Nos alegra constatar que a cada ano vai crescendo o número de comunidades que oram e refletem, junto com seus pastores, sobre a realidade do chamado e a importância da vocação. Igualmente cresce o número de iniciativas, com grande criatividade pastoral, para prolongar durante o ano as atividades do mês vocacional”, continua o prelado em sua mensagem.

Do mesmo modo convida para que se tome consciência que a reflexão sobre a vocação não deve deixar-se somente para os momentos de escassez, “mas que toda nossa pastoral deve estar impregnada da chave vocacional, para ajudar a cada crente a escutar e responder ao chamado que o Senhor lhe faz em sua vida”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas