Gaudium news > Arquidiocese de Porto Alegre lança projeto musical para a Copa

Arquidiocese de Porto Alegre lança projeto musical para a Copa

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 05/06/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá apresentações culturais aos turistas e aos moradores da cidade no período da Copa do Mundo, que começará no dia 12 deste mês e terminará no dia 13 de julho. A atividade, que é uma parceria entre a Pastoral da Comunicação e a cantora lírica Cristina Sorrentino, consiste em levar às igrejas da região o projeto “Música na Copa – Clássicos e canções do Sul”.

A apresentação da proposta ocorreu na noite da última terça-feira, dia 3, durante um sarau na Cúria Metropolitana, no Centro da capital gaúcha.

Durante a divulgação do projeto, Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, recordou o que escreveu o Cardeal Martini: “Neste sentido, sem dúvidas, a arte, a poesia, a música são expressões de beleza” e completou: “faço votos de que o “Música na Copa” integre e aproxime a nossa gente e quem virá para conviver conosco nestes dias da Copa do Mundo. Será uma expressão de comunidade. Precisamos favorecer a nossa vida em comunidade e a nossa cidade é marcada por tantas comunidades distintas. Nós precisamos, de alguma forma, promover essa unidade. A arte é uma dessas formas de aproximação entre as pessoas” disse.

Na prática, serão executados quatro espetáculos, em quatro igrejas diferentes, com início no dia 14 de junho. A primeira apresentação será realizada na Catedral Metropolitana, às 20h, com a participação de convidados especiais como a cantora nativista Shana Muller, a cantora popular Isabela Fogaça e o tenor Pedro Szobot.

Dando seguimento ao projeto, as apresentações seguirão o seguinte roteiro: dia 17 de junho, às 20h, na Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, na Rua Ramiro Barcelos, 386, no bairro Floresta; dia 20 der junho, às 20h, na Igreja Nossa Senhora das Dores, na Rua Riachuelo, 630, no Centro de Porto Alegre; no dia 23 de junho, às 20h, na Igreja São José, na Avenida Alberto Brins, 467, também no Centro da capital gaúcha.

Segundo Padre César Leandro Padilha, a atividade também servirá para que turistas e moradores locais conheçam a arquitetura e o estilo das paróquias que acolherão o projeto. “Será uma oportunidade para abrirmos as portas para os turistas e moradores para serem recebidos de braços abertos em nossas paróquias numa grande confraternização. Cada evento será a arquidiocese acolhendo os turistas que chegam à capital dos gaúchos para a copa do mundo”, acrescentou o sacerdote.

O repertório das apresentações será composto por músicas clássicas e canções gaúchas, mais abrangentes e com menos fronteiras estilísticas. Além da execução da música “Porto Alegre é demais”, em francês, haverá também um medley de três versões da Ave Maria: o clássico de Gounod, a canção brasileira de Vicente Paiva, famosa na versão da cantora Fafá de Belém e a versão gaúcha Ave Maria Pampeana, de Ubirajara Raffo Constant e Francisco Alves. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas