Gaudium news > Arquidiocese de Belo Horizonte apresenta novo brasão

Arquidiocese de Belo Horizonte apresenta novo brasão

Belo Horizonte – Minas Gerais (Quinta-feira, 05-06-2014, Gaudium Press) Na década que antecede a celebração de seu primeiro centenário, a Arquidiocese de Belo Horizonte apresentou oficialmente seu brasão.brasao.jpg

Exposto pela primeira vez na Assembleia Geral do Clero nesta semana, o símbolo faz referência à Serra da Piedade, local onde abriga o Santuário da Padroeira de Minas, Nossa Senhora da Piedade, à Serra do Curral e às montanhas do Estado. O azul claro lembra a capital mineira, e o azul escuro, remete ao céu, considerado a “nossa meta final”.

O brasão ainda traz a Coroa do Rei Jesus, fazendo referência à Catedral idealizada pelo primeiro bispo e arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral, e que agora está sendo edificada.

No símbolo, podemos encontrar também a Flor de Liz, um lírio heráldico, símbolo da Estrela da Evangelização e a Cruz Redentora da Coroa, que liga a terra e o céu. Em vermelho, encontra-se a identificação de pertença, referida ao martírio e o sofrimento. Já na parte superior, estão três símbolos pastorais, que são a Mitra, o Báculo e a Cruz.

Por sua vez, a Mitra e os demais elementos, apresenta três pequenas cruzes, um louvor à Santíssima Trindade e ao tríplice múnus pastoral de ensinar, santificar e apascentar, para melhor servir.

A Cruz Patriarcal, com duas hastes horizontais, carrega o Cordeiro de Deus já imolado, indicando assim que o Pastor é quem proclama Jesus Cristo e Cristo Crucificado. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas