“Missão Madri” se encerrará com peregrinação até Roma
Madri – Espanha (Segunda-feira, 02-06-2014, Gaudium Press) “Vamos para Roma!” é o lema com o qual a Arquidiocese de Madri realizará uma peregrinação à Cidade Eterna para encerrar a Missão Madri, posta em marcha há dois anos na jurisdição eclesial espanhola.
Por ocasião deste evento, que ocorrerá entre os dias 23 a 26 de junho próximos, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, deu a conhecer uma carta pastoral na qual anuncia a comunidade católica de Madri que em breve peregrinará até Roma, “para ver a Pedro, como os antigos peregrinos, e rezar com Pedro -nosso amado Papa Francisco- pedindo-lhe ao Senhor que abençoe a semente evangelizadora realizada durante esta Missão Madri”. Uma missão que começou em Roma com a bênção de Bento XVI, e quer culminar no mesmo lugar, desta vez com a bênção de Francisco.
O purpurado também assinalou em sua mensagem que a Missão Madri se caracterizou não por realizar ações extraordinárias, mas porque quis “tomar consciência uma vez mais e ajudar aos demais a descobrir que o anúncio de Cristo, o afã missionário, deve ser algo ordinário, uma atitude constante em nossas vidas”.
Neste sentido, o Cardeal explicou que a Missão se desenvolveu a partir de diversos pontos: “foi profundamente cristológica, eucarística, mariana e voltada aos mais pobres e necessitados (…) Cristológica, porque a Missão tinha um objetivo central: dar a conhecer a Jesus a todas as pessoas com as quais convivemos, crentes e não crentes. Eucarística, porque temos tentado redescobrir o descobrir a Cristo, que ficou, por amor a nós, no sacramento da Eucaristia; Mariana, porque todos os que participaram da Missão manifestaram em repetidas ocasiões, com seus feitos e suas palavras, sua confiança na especial intercessão de Maria (…) solidária, voltada aos pobres e necessitados, porque se fez um esforço especial para incrementar as obras de misericórdia”.
O Arcebispo também disse que a Missão Madri “foi uma aventura de Fé, na qual o protagonista tem nome próprio: o Espírito Santo”. “A Ele -proseguiu- lhe pedimos que renove os corações de tantas pessoas que desejam conhecer-lhe, muitas vezes sem sabê-lo”.
Finalmente, o Cardeal Rouco anima aos Conselhos de Pastoral e a todos só que participaram da Missão para que peregrinem a Roma, “para rezar no sepulcro do apóstolo Pedro junto com o Papa Francisco, unirmos a suas intenções, renovar nosso compromisso cristão e dispor-nos a enfrentar os novos desafios que a história e o Santo Padre nos propõem”.
Vários foram os momentos que tiveram a Missão Madri, entre eles a peregrinação ao Santuário de Fátima, que marcou seu início; as peregrinações dos Vicariatos à Catedral da Almudena; a celebração do Sacramento da Confirmação a mais de mil jovens, e a Missão nos Colégios, entre outros. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário