Gaudium news > Catedral de Almudena em Madri acolhe celebração de Envio Missionário

Catedral de Almudena em Madri acolhe celebração de Envio Missionário

Madri – Espanha (Sexta-feira, 30-05-2014, Gaudium Press) No próximo domingo, dia 1º de junho, na Solenidade da Ascensão do Senhor, a Igreja na capital espanhola celebra também a Jornada “Madri com seus missionários”, comemoração que ocorre no “Dia do Missionário Diocesano”. Como é tradição, este dia -às 12h-, terá lugar uma Santa Missa na Catedral de Almudena, na qual se fará uma cerimônia de Envio Missionário de sacerdotes, religiosos e leigos que partirão para terras de missão para levar o Evangelho. A Eucaristia será presidida pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela.

“É uma cerimônia forte, cheia de sentido e de afeto. Os que partem para lugares desconhecidos se reconhecem parte da Igreja Diocesana e se sentem enviados, respaldados. Não vão por capricho. É uma vocação! O capricho não é compatível com a vocação dada por Deus. E se descobre que é verdadeira vocação porque é a Igreja, através de seus Pastores, que reconhece o dom da vocação missionária naqueles que desejam ser enviados”, expõem o Conselho Diocesano de Missões da Arquidiocese de Madri em sua página web.

A jornada também é ocasião para refletir sobre o trabalho que centenas de missionários realizam em diversos lugares do planeta, e uma oportunidade para rezar pela ação da Igreja nos territórios de missão. “O Dia do missionário diocesano nos recorda a todos a obrigação que temos com os que partiram ou estão partindo aos lugares mais insuspeitos da terra para falar de Deus e de seu amor. Essa obrigação se traduz em oração e recordação diante do Senhor: por suas pessoas e saúde, por suas preocupações e projetos, por seus êxitos pastorais e por suas famílias que renunciam a eles. Oração e sacrifício, que nos fazem presente o dogma da comunhão dos santos”, diz igualmente o Conselho Diocesano de Missões.

No marco desta jornada também está previsto que no dia 2 de junho tenha lugar o Encontro com Missionários Veteranos e seus familiares. Este evento, já uma tradição, ocorrerá às 19h na sede da Delegação de Missões. Na ocasião se rezará pelos missionários de hoje e pelos de antes, e se compartilhará experiências sobre a atividade missionária realizada no passado.

A Arquidiocese de Madri conta com mais de 650 missionários diocesanos, homens e mulheres que saíram da cidade e servem a Igreja em 79 países. Mais de 130 instituições religiosas e leigas da capital espanhola contam com missionários ao redor do mundo. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas