Pontifício Conselho Cor Unum se reúne com organizações caritativas católicas na Síria
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 30-05-2014, Gaudium Press) O Pontifício Conselho Cor Unum, encarregado das obras de caridade material da Santa Sé, participa de um encontro hoje, 30 de maio, com as organizações caritativas católicas que operam no contexto da crise da Síria.
A reunião, na qual estarão representadas 25 organizações, constará de duas etapas: pela manhã, após a introdução do Cardeal Robert Sarah, presidente da “Cor Unum”, interverão o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado; o Arcebispo Mario Zenari, Núncio Apostólico na Síria, e o Bispo Antoine Audo, presidente da Cáritas Síria.
Serão apresentadas também as atividades levadas a cabo no gabinete de informação em Beirute, instituída no ano passado para coletar e difundir dados sobre o trabalho das organizações católicas. A tarde se dedicará aos aspectos concretos da cooperação entre as distintas partes da Síria e os países vizinhos.
A reunião tem como objetivo fazer um balanço do realizado e projetar a ajuda futura.
Síria ocupa o centro da atenção da comunidade internacional pela prolongada duração da grave crise humanitária produzida como resultado da guerra. A Santa Sé, junto com a atividade diplomática através da rede de nunciaturas, as relações com as igrejas locais e o trabalho das agências caritativas católicas, participa ativamente nos programas de ajuda e assistência humanitária.
Segundo os dados disponíveis, a crise haveria causado até o momento cerca de 160 mil vítimas, e existiriam mais de 2 milhões de refugiados sírios, quase todos nos países do Oriente Médio e do mediterrâneo, além de cerca de 6 milhões de desabrigados internos. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário