Gaudium news > Paróquias romanas preparam vigílias especiais de Pentecostes

Paróquias romanas preparam vigílias especiais de Pentecostes

Roma – Itália (Quinta-feira, 29-05-2014, Gaudium Press) No próximo domingo, 8 de junho, a Igreja celebrará a Festa de Pentecostes, comemoração que ocorre cinquenta dias depois da Páscoa e que recorda especialmente a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos. Para celebrar esta solenidade, a Liturgia propõem a Vigília de Pentecostes, que ocorre na véspera da festividade, quando a comunidade paroquial e religiosa se reúne para velar e esperar a vinda do Espírito Santo.paroquias_romanas.jpg

Este ano, a vigília será vivida de maneira especial na Diocese de Roma. O Cardeal Vigário da Cidade Eterna, Agostino Vallini, foi convidado pela comunidade diocesana -particularmente pelos párocos- para que se dê um novo valor a Festa de Pentecostes, a celebrar-se na jurisdição eclesial o próximo dia 7 de junho, “com o fim de aumentar a consciência na crença popular de que a vida cristã é a vida no Espírito Santo, e se lhe preste mais atenção a celebração de Pentecostes ao dar-lhe maior relevância à Vigília Pascal, desenvolvimento, desde o ponto de vista catequético e litúrgico, a Fé no Espírito Santo”.

É por isso, como expõem a Diocese romana em sua proposta para a celebração de Pentecostes deste ano, que a Vigília “quer ser uma etapa no caminho de descobrimento da íntima relação que existe o Espírito Santo e a vida cristã, assim como da mistagogia como caminho para a nova evangelização”.

Com este propósito, o Escritório de Liturgia da Diocese romana colocou a disposição dos esquemas para a Vigília para o próximo Pentecostes, um deles desenvolvido para as paróquias, o outro para as comunidades religiosas.

Cinquenta dias de fogo

Entre as atividades que ocorrem por estes dias em Roma, em preparação para a comemoração da vinda do Espírito Santo, se adianta a iniciativa “50 dias de fogo”, que consiste em jornadas de oração -as quais se realizam já pelo sexto ano consecutivo- no coração da capital italiana em quatro igrejas: Santa Maria do Povo, Santa Maria em Montesanto, Santa Maria dos Milagres e San Giacomo em Augusta. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas