Gaudium news > Museu de Arte Bíblica de Nova York acolhe mostra de objetos de devoção medievais

Museu de Arte Bíblica de Nova York acolhe mostra de objetos de devoção medievais

Nova York – Estados Unidos (Sexta-feira, 23-05-2014, Gaudium Press) Durante a Idade Média a Inglaterra viu florescer uma próspera indústria artística de delicadas e coloridas esculturas de alabastro, que foram produzidas em grandes quantidades e que se distribuíram por toda Europa. Muitas dessas peças de arte representavam momentos bíblicos e vários santos, convertendo-se para esse então em importantes objetos de devoção pessoal e para o culto público.museu_de_arte_biblica_de_nova_york.jpg

Várias destas esculturas medievais inglesas, que fazem parte do ‘Victoria and Albert Museum’ de Londres, são apresentadas por estes dias no Museu de Arte Bíblica (MOBIA) de Nova York, com o apoio da Sociedade Bíblica Americana e o Departamento de Cultura da Cidade de Nova York.

A mostra está organizada em seis seções. A primeira delas, “A Arte dos ‘homens de alabastro'”, introduz toda a exibição com três peças representativas dos artesanatos de alabastro entre os quais se encontra uma de São Cristóvão com o Menino Jesus sobre seu ombro e outra sobre a Adoração dos Reis Magos.

A segunda seção, “Mártires e Milagres: A Vida e Morte dos Santos”, apresenta diversas esculturas que representam a vários santos. Estas peças artísticas tinham um rol protagônico dentro da devoção pessoal dos fiéis na Idade Média. “Os santos tem numerosos papéis na sociedade medieval, incluindo a proteção das almas, o bem estar, a saúde e, inclusive, a riqueza dos crentes (…) as imagens de alabastro dos Santos eram feitas para os lares e destinadas para a devoção privada”, expõem o MOBIA em uma nota da imprensa sobre a exibição.

A “Palavra feita Carne: A Vida de Cristo” é o título da terceira seção desta mostra que ocorre em Nova York. Nela se apresenta cenas da vida de Cristo que vão desde a Anunciação, até a Crucificação, a Ressurreição e sua Ascensão. A quarta -“O Retábulo: Adorar na Igreja”-, por sua parte agrupa várias das obras de alabastro que foram desenvolvidas para o culto público nas igrejas. “Em contraste com os aspectos de arte popular de alabastros devocionais privados, os retábulos das igrejas tratara de manter a atenção de multidões de fiéis através de técnicas de tamanhos sofisticados e elaborados, com composições de múltiplos episódios e em tamanho grande”, explica o MOBIA.

“Negócios e Religião: fabricação e venda de imagens sagradas” e “Fim de uma Era: A Reforma”, é o título das outras duas seções da exibição do Museu de Arte Bíblica.

A mostra, que é apresentada desde o dia 7 de março, é organizada e distribuída por ‘Arts Services International’. Ela permanecerá aberta ao público no MOBIA até o próximo dia 8 de junho. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas