Gaudium news > Jornada de Oração pela Vida Contemplativa ocorre na Espanha

Jornada de Oração pela Vida Contemplativa ocorre na Espanha

Madri – Espanha (Quinta-feira, 22-05-2014, Gaudium Press) No próximo dia 15 de junho, na Solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja na Espanha celebra também a Jornada ‘Pro Orantibus’, pelas pessoas consagradas que dedicam seu serviço à Igreja através da oração e contemplação.

evangelizacao.jpg

Sob o lema “Evangelizamos orando”, a jornada -promovida anualmente pela Comissão Episcopal para a Vida Consagrada do Episcopado Espanhol- tem por objetivo orar a favor dos consagrados e consagradas que se dedicam na vida contemplativa “como expressão de reconhecimento, estima e gratidão pelo que representam e o rico patrimônio espiritual de seus institutos na Igreja”.

O evento também será ocasião para dar a conhecer a vocação contemplativa e promover as iniciativas pastorais que estejam dirigidas a incentivar a vida de oração, assim como a dimensão contemplativa nas Igrejas particulares, fomentando, entre outras coisas, as celebrações litúrgicas nos mosteiros.

Em relação ao lema deste ano, Dom Vicente Jiménez Zamora, Bispo de Santander e Presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada, na apresentação da jornada destaca que o essencial da vida contemplativa é a oração: “Os monges e monjas contemplativas evangelizam com o que ‘são’, mais do que com o que ‘fazem’. Sua própria vocação e consagração são de maneira especial testemunho de Fé e instrumento de Evangelização. O mais essencial da vocação dos contemplativos é mostrar aos demais a beleza da oração”.

Igualmente assinada que as pessoas consagradas contemplativas “nos ajudam a experimentar o mistério insondável de Deus, que é amor. O fazem consagrando suas vidas a Deus Pai, unidas a ação de graças do Filho Jesus Cristo e colaborando na ação santificadora do Espírito Santo”.

“A Igreja insiste hoje na evangelização nesta nova etapa da história e a vida monástica contemplativa é evangelizadora desde a sua essência e missão, recorda o prelado. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas