Fiéis participam de concentração para festejar os 70 anos da Diocese de Piracicaba (SP)
Piracicaba – São Paulo (Quarta-feira, 21-05-2014, Gaudium Press) No próximo dia 7 de junho, os fiéis piracicabanos festejarão juntos os 70 anos de instalação do bispado da cidade do interior do Estado de São Paulo.
Nesta ocasião, a Missa será celebrada pelo Bispo de Piracicaba, Dom Fernando Mason. Além disso, as comemorações pelas sete décadas de existência da diocese contam com diversas atividades espirituais.
Em fevereiro deste ano, no dia 26, o bispado celebrou seus 70 anos de criação. Antes, no dia 23, houve uma Missa Solene celebrada na Catedral de Santo Antônio.
Na época, a Celebração Eucarística contou com a participação de 2,5 mil pessoas, entre padres, religiosos, religiosas e diáconos diocesanos, que ainda presenciaram dois acontecimentos que marcaram a Missa: a ordenação de 26 novos diáconos permanentes e o lançamento do logotipo dos 70 anos da diocese.
No dia da concentração diocesana, a programação inicia-se às 12h, com uma queima de fogos e abertura oficial das festividades, seguido por um momento mariano e consagração da Diocese a Nossa Senhora, Padroeira do Brasil.
Mais tarde, às 16h, haverá a Missa Solene presidida pelo Bispo Dom Fernando Mason.
Diocese de Piracicaba
Situada no interior de São Paulo, a Diocese de Piracicaba foi criada em 1944 pela Bula “Vigil Campinensis Ecclesiae”, do então Papa Pio XII.
Na época, com o território integralmente desmembrado da então Diocese de Campinas, o bispado foi instalado no dia 11 de junho do mesmo ano, durante o encerramento do Congresso Eucarístico Regional de Piracicaba, pelo Núncio Apostólico Dom Bento Aloisi Masella.
Hoje, o bispado paulista abrange 15 cidades divididas em sete regiões pastorais, além de compreender 66 paróquias e quase paróquias e dois santuários marianos.
A formação dos futuros presbíteros na Igreja em Piracicaba é de responsabilidade a três seminários: o Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, em Piracicaba; o Seminário Filosófico Papa João XXIII; e o Seminário Teológico São José, em Campinas. (LMI)
Deixe seu comentário