Gaudium news > Tempo de oportunidade

Tempo de oportunidade

Rio de Janeiro (Terça-feira, 20-05-2014, Gaudium Press) “Em nossa Assembleia Geral dos Bispos do Brasil realizada em Aparecida e concluída no dia 9 de maio entre tantas decisões e manifestações tivemos uma muito importante: foi proclamado que teremos o Ano da Paz!” Foi assim que o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta, iniciou seu mais recente artigo.arcebispo.jpg

De acordo com Dom Orani, “a proposta de iniciar no Advento deste ano e concluindo no Natal de 2015 é para que se tenha mais tempo de preparar”, pois muitos bispos e arcebispos terem se manifestado para que essa atividade começasse o quanto antes devido ao clima de intensa violência e intolerância que assola nosso país e o mundo.

“O mundo violento que nos chega através de fotos de cristãos crucificados ou chacinados pelo mundo e de fome que mata em tantas partes do planeta assim como a fuga de suas pátrias por perseguições políticas, religiosas ou culturais deve nos fazer pensar sobre que tipo de sociedade estamos construindo e onde queremos chegar”, escreveu.

O Arcebispo reforça que é neste tempo que somos chamados a ser “testemunhas que a Fé nos faz viver com muito mais responsabilidade a vida de cada dia acolhendo as dores das pessoas que estão ao nosso lado”.

“Sermos testemunhas de que é possível viver a unidade em meio à diversidade e, ao mesmo tempo, amar-nos uns aos outros como Jesus nos pediu pode fazer a diferença. Nesses dias, a liturgia pascal nos tem questionado com relação a isso.”

O Cardeal Dom Orani explicou ainda que um “reino dividido” não subsiste e, portanto, também não transforma, e foi por esse motivo que Nosso Senhor Jesus Cristo pediu que “fôssemos um” para que o mundo creia.

O purpurado destacou também que, quando Jesus pergunta se ao seu retorno ainda haverá Fé sobre a Terra, podemos nos perguntar se também estaremos unidos na caridade. Logo depois, ele recordou as palavras proferidas pelo Papa Francisco, durante seu encontro com os bispos no Rio de Janeiro, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no ano passado.

Naquela ocasião, continuou, o Santo Padre “perguntou se a nossa Igreja ainda tinha capacidade de ‘aquecer os corações’. E constatamos que tinha! Vimos isso com nossos olhos!”

“Eis agora um momento novo em que isso pode acontecer. Eis agora a oportunidade de testemunharmos que em Cristo “somos um” e estamos a serviço da construção de um “mundo novo” alicerçados na ressurreição de Jesus. Essa é a nossa força que vem da ação do Espírito Santo em nossas vidas: a comunhão entre nós”, observou.

Dom Orani ainda ressaltou em seu artigo que essa “é a oportunidade de como discípulos missionários anunciar, sem medo, a alegria do Evangelho que transforma”.

Depois, o Cardeal pediu para que Nossa Senhora de Fátima “interceda por nós e nos inspire uma vida de oração intensa pela paz no mundo, partindo da paz em nossos corações, desarmados do ódio e dos rancores”.

Sobre o Ano da Paz, citado logo no início do texto, o purpurado garante que a paz existe para nos lembrar que todos os dias é tempo de construí-la com a graça de Deus em nossas vidas e nossa sociedade.

“Eis o desafio deste tempo de mudança de época. Lancemos as redes em águas profundas, obedecendo ao Senhor que assim nos manda fazê-lo. Como Pedro no Evangelho eu também conclamo a todos: vou pescar. Gostaria de ouvir de todos a resposta apostólica: ‘vamos contigo!'”, concluiu. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas