Gaudium news > Mais de 80 Bispos da Oceania se reúnem na Nova Zelândia

Mais de 80 Bispos da Oceania se reúnem na Nova Zelândia

Wellington – Nova Zelândia (Sexta-feira, 16-05-2014, Gaudium Press) Como uma ocasião de reflexão, oração, trabalho e convivência foi qualificada a Assembleia da Federação das Conferências Episcopais Católicas da Oceania que começou no dia 13 maio passado em Wellington (Nova Zelândia). As Boas-vindas aos prelados foi feita ao som característico de uma concha marinha usada como instrumento musical e os mais de 80 Bispos se reuniram na Catedral de Wellington, onde celebraram a Eucaristia de abertura do evento, que é realizado a cada quatro anos.80_bispos_da_oceania.jpg

“Ao refletirmos sobre assuntos de interesse particular, discutiremos o que podemos trabalhar juntos”, comentou de maneira prévia o presidente da Federação, Dom John Dew, Arcebispo de Wellington. “Sabemos que seremos fortalecidos como indivíduos, mas também como comunidade para ter uma voz mais forte nesta parte do mundo”. A comunhão da Igreja é particularmente importante em uma região de territórios isolados e recursos limitados, onde a unidade permite enfrentar os desafios comuns, explicou.

Durante a Eucaristia, o Núncio Apostólico na Nova Zelândia e nas Ilhas do Pacífico, Dom Martin Krebs, leu uma mensagem enviada pelo Secretário de Estado da Santa Sé, em nome do Papa Francisco, na qual oferece as orações do Santo Padre e seu apoio para que os Bispos encontrem a inspiração e a força a serviço do povo de Deus.

Os Bispos da região selecionam um lugar diferente para reunirem-se em cada oportunidade e esta é a primeira vez que Wellington é a cidade anfitriã. Os prelados aproveitaram sua visita para conhecer a Casa de Compaixão da Madre Suzanne Aubert, cujo processo de beatificação está avançando, e que serviu a comunidade Maorí. A Igreja local espera que a religiosa e fundadora possa ser reconhecida como a primeira santa da Nova Zelândia.

Um dos temas discutidos pelos Bispos durante as sessões de trabalho é o da educação católica e o papel dos capelães no fortalecimento da Fé das crianças e dos jovens e a aprendizagem de como viver a Fé em meio a um ambiente secular. Este tema foi objeto de um estudo realizado pela Igreja na Nova Zelândia. Nesta edição da Assembleia também se elegerá um novo Presidente e um novo Comitê Executivo. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas