Gaudium news > Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Pelotas, celebra sua padroeira

Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Pelotas, celebra sua padroeira

Pelotas – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 13/05/2014, Gaudium Press) A Paróquia Nossa Senhora da Luz, pertencente à Arquidiocese de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, tem convidado a comunidade para as homenagens à padroeira, que acontecerão a partir do próximo dia 22 de maio, culminando com procissão e Santa Missa solene no dia 31. ,

O tema das celebrações festivas será “Com Maria, a alegria do Evangelho”.

A programação do evento terá início no dia 22 de maio, às 18h30, com Celebração Eucarística presidida pelo Padre César Garcia e Padre Aldo Lorenzoni. Neste dia, o tema abordado será “A Alegria do Evangelho I: A transformação missionária da Igreja”. No segundo dia de encontro, 23 de maio, a Missa Solene também será realizada às 18h30, pelos Padres Waldeir da Paixão Silva e Flávio M. Oliveira. O tema do dia será “A Alegria do Evangelho II: Na crise do compromisso comunitário”.

No sábado, dia 24 de maio, às 19h, os sacerdotes Florêncio Lunelli e Aldo Lorenzoni celebrarão a Santa Missa, que abordará o tema “A Alegria do Evangelho III: O anúncio do Evangelho”. No dia 25 de maio, domingo, também às 19h, o Padre Flávio M. Oliveira presidirá a Celebração Eucarística, com a presença de todas as comunidades. O tema ser meditado será “A Alegria do Evangelho IV: A dimensão social da evangelização”.

No dia da festa, 31 de maio, a partir das 19h, serão realizadas a coroação de Nossa Senhora, a procissão e a Santa Missa, com o tema “A Alegria do Evangelho V: Evangelizadores com espírito”. O celebrante será o Padre Flávio M. Oliveira. A Paróquia Nossa Senhora da Luz fica localizada na Rua Padre Anchieta, número 3560, em Pelotas. Mais informações pelo telefone (53) 3225-4786.

Nossa Senhora da Luz

Nossa Senhora da Luz (também chamada de Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Candelária, ou Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação) é um título mariano no qual a Igreja Católica venera a Santíssima Virgem Maria. Sob essas designações, é particularmente cultuada em Portugal e no Brasil, apesar de o surgimento do culto ter sido nas Ilhas Canárias, na Espanha.

A origem da devoção à Senhora da Luz tem o seu começo na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, 40 dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo de Jerusalém até 40 dias após o parto.

Nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e, assim, purificar-se. Desta forma, São José e a Santíssima Virgem Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever.

Simeão, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho, disse: “Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios e glória de Israel, vosso povo”. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas