Gaudium news > Sacerdote vietnamita é considerado “herói da informação” por organismo internacional

Sacerdote vietnamita é considerado “herói da informação” por organismo internacional

Hanoi – Vietnã (Segunda-feira, 12-05-2014, Gaudium Press) Um sacerdote redentorista vietnamita, o Padre Anton Ngoc, figura na lista dos “100 Heróis da Informação” em reconhecimento ao seu trabalho de comunicação em meio às restrições impostas pelo governo, que tem adiantado reiteradamente processos judiciais contra jornalistas e blogueiros – entre os quais se encontram os fiéis católicos – acusados de difamar as autoridades.organismo_internacional.jpg

Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, o sacerdote, que trabalha na agência católica Vietnam Redemptorist News, desenvolveu um trabalho admirável em favor da liberdade de “buscar, receber e difundir informações e ideias através de todos os meios e sem considerações às fronteiras”, segundo informou a agência Fides. Seu currículo de vida prova a fidelidade do sacerdote a este compromisso.

Em 2012, o Padre Ngoc foi detido por cobrir o drama da prisão e julgamento de uma blogueira chamada Ta Phon Tan, cuja mãe protestou contra a prisão que considerava injusta. Em 2013 voltou a ser preso por participar de uma manifestação pela liberdade de Nhat Dinh Uy, outro blogueiro que havia sido condenado por criticar e organizar um protesto pela liberdade de seu irmão mais novo, detido injustamente.

Na atualidade o sacerdote permanece vigiado pelas autoridades para impedir suas reportagens e denúncias de violações aos direitos humanos por parte do regime comunista. Em várias ocasiões as autoridades tomaram os membros da Igreja e inclusive prelados como alvo de campanhas de difamação e de controle da informação. Tal foi o caso do Bispo de Vinh em setembro de 2013, contra quem a mídia estatal adiantou uma campanha por sua defesa de vários paroquianos presos injustamente. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas