Arcebispo de São Luiz (MA) destaca apelo do Papa por uma Igreja mais missionária
Aparecida – São Paulo (Sexta-feira, 09-05-2014, Gaudium Press) Durante a Missa de encerramento da 52ª Assembleia Geral da CNBB, no Santuário Nacional de Aparecida, o celebrante, Vice-Presidente da CNBB e Arcebispo de São Luiz (MA), Dom José Belisário da Silva, após fazer sua saudação de agradecimento aos prelados presentes, destacou o esforço de todos ao longo destes dias de reunião.
Dom José Belisário disse que a memória desse encontro irá deixar saudade. “O que nós vamos levar desta assembleia? Certamente vamos levar a lembrança e a saudade dos dias de alegre convivência”, afirmou.
O prelado lembrou que a assembleia iniciou seus trabalhos reforçando o apelo do Papa Francisco por “uma Igreja missionária e descentrada”.
“Uma Igreja configurada colegialmente, uma Igreja inculturada, uma Igreja de discípulos missionários, uma Igreja que testemunha na vida a sua fé em Jesus Cristo, e finalmente, uma Igreja dos pobres”, completou.
Logo depois, Dom José Belisário declarou que o encerramento da Assembleia da CNBB indica três ações para “realizar esse desejo do Papa”: a primeira, segundo ele, seria o novo documento sobre o tema central, que trata da conversão pastoral das paróquias.
A segunda ação estaria relacionada com a preocupação da Igreja com a questão agrária brasileira e a aprovação de um novo documento com base na abordagem pastoral “A Mãe Igreja que se preocupa com a Mãe Terra e com todos que nela vivem e trabalham”.
O último tópico, conforme explicou o Arcebispo, foi o papel dos leigos e leigas que será aprofundado ao longo desse ano.
“Por muitos motivos nós somos gratos a Deus e a celebração dessa Eucaristia quer agradecer a Deus especialmente esses dias nesta assembleia e todos os momentos que vivemos aqui nesse Santuário aos pés de Nossa Senhora”, finalizou. (LMI)





Deixe seu comentário