Gaudium news > Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer fala sobre renovação da paróquia

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer fala sobre renovação da paróquia

São Paulo (Sexta-feira, 09-05-2014, Gaudium Press) Em seu mais recente artigo, o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, abordou a renovação da paróquia, tema este discutido pelos bispos presentes em Aparecida, durante a 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e na assembleia anual deste ano.dom_odilo_2.jpg

Segundo Dom Odilo, o tema voltou mais amadurecido, “resultando na aprovação de um novo Documento da CNBB sobre o assunto”.

“A insistência no tema pode ter, ao menos, dois significados diversos: que a Paróquia é muito importante para a própria Igreja e que ela precisa passar por transformações e ser revitalizada”, escreveu.

De acordo com o Cardeal, “na Paróquia, os filhos da Igreja expressam e nutrem sua Fé, celebram os Mistérios de Deus, organizam e praticam a caridade, inserem-se concretamente nas realidades da comunidade humana na qual vivem, para testemunhar a vida nova e a esperança que vêm do Evangelho”, pois lá, “floresce a vida cristã na riqueza e na variedade dos dons do Espírito Santo e se cuida de transmitir a Fé e de viver a dimensão missionária da Igreja”.

Sobre a vida cristã, Dom Odilo ressaltou que ela tem uma dimensão pessoal e envolve diretamente a pessoa, suas escolhas e respostas de Fé à proposta de vida segundo o Evangelho. “Porém, não é individualista nem meramente subjetiva, mas vinculada à vida comunitária e eclesial”.

“A cultura do nosso tempo, marcada fortemente pelo individualismo e pelo subjetivismo, também pode contagiar a vida cristã, abandonando seus vínculos comunitários e eclesiais. Nisso haveria uma grave perda”, alertou.

O purpurado também lembrou as palavras do Papa Bento XVI aos jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude, de Colônia, na Alemanha. Na época, o Pontífice afirmou que Nossa Fé é ligada à Comunidade de Fé, pois a própria Igreja é o “sujeito da Fé” e com ela, nós cremos e praticamos a vida cristã.

“A Paróquia precisa, pois, ser redescoberta como o ‘lugar’ da vida comunitária da Fé e da vida cristã. O Documento da CNBB a apresenta como ‘Comunidade de Comunidades’, com muitas expressões pessoais e comunitárias da Fé e da vida cristã. A Paróquia precisa favorecer as muitas formas de vida eclesial comunitária, com tudo o que isso significa para as relações mútuas entre os fiéis e, destes, com a comunidade humana plural circunstante.”

No final do seu artigo, Dom Odilo, usando como exemplo a linguagem do Documento de Aparecida de 2007 e da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho), do Papa Francisco, acredita que “a Paróquia precisa fazer a sua ‘conversão pastoral e missionária’, para expressar melhor a sua vida e missão nos tempos atuais”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas